IPATINGA – O candidato do PP à Prefeitura de Ipatinga, Heleno Márcio de Melo Boy, o Heleno do Hospital, entrou com representação no Ministério Público contra o prefeito e candidato à reeleição Gustavo Nunes. A denúncia contém áudios atribuídos ao prefeito e candidato à reeleição,Gustavo Nunes, sobre supostas extorsões e solicitação de propina em contratos celebrados entre Prefeitura de Ipatinga e empresas prestadoras de serviços.
Nos áudios apresentados, o prefeito requer recursos dos empresários com contratos de prestação de serviços de regularização fundiária P. Avelar e de limpeza pública INFRATER.
Segundo as denúncias de Heleno do Hospital, os áudios foram periciados para estar nos autos da representação junto ao MP e utilizados como provas dos fatos e outras documentações, como notas fiscais e notas de empenho.
Na representação, Heleno do Hospital diz que no dia 1º de outubro de 2024, chegou ao seu conhecimento mídias contendo áudios envolvendo o Prefeito Municipal de Ipatinga, Gustavo Morais Nunes, empresários e secretários municipais.
De acordo com o conteúdo dos áudios, os envolvidos revelam claramente diversos acordos e ajustes sobre retornos obscuros (supostamente propina) de parte de pagamentos e empenhos de valores, provenientes de serviços e contratos públicos, totalmente na contramão dos princípios da legalidade, transparência e impessoalidade.
“De forma detalhada, desenha-se nos diálogos negociações entre o
Prefeito Gustavo Nunes, agentes públicos e aliados para arrecadação de volumosos valores financeiros e sua divisão entre os envolvidos”, afirma a representação.
Ouça um dos áudios denunciados ao MP:
https://www.instagram.com/reel/DArBu0zyhoB/?igsh=NWptYmFoZ214Nzc4
Leia trecho de uma das conversas entre o prefeito Gustavo Nunes e um prestador de serviço da Prefeitura de Ipatinga:
Gustavo: Deixa eu te falar, quanto que…
Empresário: Um milhão e setecentos
Gustavo: Um milhão e setecentos. 30%… aí você pega… Menos 3%. Vamos ligar o celular aqui pra fazer a conta.
Empresário: [inaudível]
Gustavo: … Menos 3%, que é o que fica retido de imposto, de ISSQN, da empresa, na prefeitura. O resultado destes menos 3%, 30% ele voltou pra nós, esses 30% deu 493 mil reais, certo? na última vez que você pegou um dinheiro lá com ele, você pegou quanto?
Empresário: cem mil
Gustavo: Então já voltou para 393, certo?
Empresário: Certo.
Gustavo: O Reginaldo, eu passei pra ele 50. Então, de 393 caiu agora para 343, correto? Quanto que eu te passei mais hoje? Mais cem…
Empresário: Você jogou cem aí
Gustavo: Não. Esse cem aqui você pegou… Pegou lá [tosse e voz inaudível]. Ele tava dentro. Então, menos o 100 que você pegou lá, 393, menos 50 que passei para o Reginaldo, 343, correto? Menos 100 que te passei hoje, 243, certo?
Empresário: Certo
Gustavo: É esse 243 agora, que estou utilizando para pagar os pingadinhos para gente [Inaudível]