Cidades

Dengue em Timóteo atinge 2 mil pessoas

TIMÓTEO – O município ultrapassou a marca de 2 mil casos de dengue neste ano. Levantamento feito pela Vigilância em Saúde contabilizava 1.980 casos da doença até quinta-feira (17), média de 120 casos por dia. A situação mais crítica é no distrito de Cachoeira do Vale, onde foram notificados 262 casos de dengue, e no bairro Ana Rita, com 132 casos. A Vigilância em Saúde alerta que o número deve ser bem maior, uma vez que muitos casos não são notificados às autoridades.

Os números da dengue em Timóteo preocupam a Prefeitura Municipal, pois apresentam uma alta da segunda para a terceira semana epidemiológica. “Precisamos do empenho de toda a população para eliminarmos o mosquito e os focos”, convocou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Martins Araújo. “É preciso que os moradores se conscientizem e cuidem das suas residências. A maioria dos focos está dentro das casas, e só os moradores é que podem resolver a situação”, alertou Ricardo Araújo.

BAIRROS
Apesar do alto número de casos de dengue em Cachoeira do Vale e Ana Rita, outros bairros também despertam preocupação da Vigilância em Saúde, pois vem aumentando o número de casos.
No Recanto Verde, por exemplo, as notificações haviam caído de 46 para 37 casos, mas subiram para 63 nas três primeiras semanas de 2013. Essa situação coloca em alerta os moradores de bairros vizinhos, como Limoeiro e Alphaville.

A boa notícia é que alguns bairros já apresentam tendência de queda no número de casos da dengue, como o Novo Tempo, que registrou 65, 39 e 29 casos, respectivamente, nas três semanas de 2013. É o caso também do Ana Rita, onde, apesar da alta incidência de casos, os números vêm baixando de 65 para 39 e para 29 nas três semanas pesquisadas.


Unidade de hidratação recebeu mais de 800 pessoas desde quinta-feira
Timóteo
– A abertura do Centro de Hidratação e Repouso na Unidade de Saúde Mario de Souza, no bairro Olaria, melhorou consideravelmente o atendimento às vítimas da dengue em Timóteo. O município centralizou o atendimento dos casos de dengue na unidade próxima à UPA João Otávio, para onde são encaminhados os casos graves.

Até quinta-feira (17), com uma semana de funcionamento do Centro de Hidratação, 833 pessoas já haviam sido atendidas na Unidade Mário de Souza. No local, os pacientes são acolhidos e passam por exames de sangue, além de receberem soro, medicamentos e ficarem sob repouso.

“A população tem se mostrado mais tranquila e compreensiva em relação à doença e aos esforços que estão sendo feitos para combater a dengue. Esse trabalho envolve a Prefeitura e a população”, afirmou a chefe da Vigilância em Saúde de Timóteo, Eunice Silva Siveira. Ela destaca a rapidez na resposta dos atendimentos como a principal causa da boa aceitação dos pacientes.

A rapidez dos resultados dos exames de plaquetas, que aponta a gravidade dos casos, é outro fator de segurança tanto da equipe quanto das pessoas atendidas. “Estamos todos mais seguros quanto aos atendimentos”, afirmou Eunice. Ela destacou, no entanto, que os cuidados com os focos do mosquito devem continuar nas casas. “Temos que verificar nossas casas, nossos quintais e nossas ruas”, convocou.

LIRAa mostra que problema maior está dentro das casas
Timóteo
– Vasilhas de água e comida de animais domésticos e de plantas são os principais focos de reprodução do mosquito da dengue. A constatação é do mais recente Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), feito em Timóteo. O LIRAa do município apontou que três em cada 100 domicílios apresentaram focos de dengue.
Desse total, 47% dos focos encontrados estavam em vasilhames de água para cães, gatos e galinhas, conforme a pesquisa dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Timóteo.

Os depósitos de água no chão (caixas d’água e tambores) foram responsáveis por 19% dos focos encontrados nas residências de Timóteo. Uma outra situação de alerta são os tanques, ralos de cozinha e caixas de gordura – depósitos fixos –, que representam 14,5% dos focos encontrados.

EM FABRICIANO, 300 PESSOAS FORAM ATENDIDAS
FABRICIANO
– Em quatro dias de funcionamento, a Unidade de Hidratação de Fabriciano já contabiliza cerca de 300 atendimentos. A Unidade é um centro de referência em atendimento a pacientes com dengue e é uma parceria entre a Prefeitura de Coronel Fabriciano e o Estado. O espaço funciona de segunda a domingo, durante 24 horas, na rua Rubi, 63, bairro Bom Jesus (prédio da antiga Fundação).

A moradora Dalila Pacheco Torres, do bairro JK, foi atendida na Unidade de Hidratação e elogia a eficiência do serviço. “Cheguei aqui passando muito mal e, rapidamente, fui acolhida, fiz os exames necessários e recebi medicação. Gostei muito do atendimento e da atenção que recebi. As pessoas que vierem aqui podem ficar tranquilas, pois serão muito bem acolhidas”, reconhece a moradora.

A gerente de Vigilância e Saúde da Prefeitura, Amanda Lacerda, comenta que a Unidade recebeu a visita de profissionais da Superintendência Regional de Saúde do Estado, que também elogiaram o atendimento e a organização do local. “Eles destacaram que, além de um espaço amplo e arejado, nosso atendimento tem sido feito de forma bastante eficiente e organizado, servindo de exemplo. E esse reconhecimento comprova nosso esforço em oferecer uma assistência de boa qualidade à população”, comemora.

ORIENTAÇÃO

Amanda Lacerda orienta que as pessoas com sintomas de dengue – febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos – devem continuar procurando a Unidade de Saúde mais próxima de casa. “Nestes locais, elas receberão atendimento adequado e, caso o resultado do exame apresente alguma alteração, serão encaminhadas à Unidade de Hidratação. Esse local somente receberá demanda espontânea após as 18h e aos finais de semana”, explica.

A gerente alerta que a Unidade de Hidratação é destinada, apenas, ao atendimento de casos de dengue. “Algumas pessoas têm nos procurado para outros tipos de atendimento. Também está sendo muito comum as pessoas virem até aqui somente para solicitar atestado médico de dengue. Lembramos que esse documento é de direito do cidadão, mas que ele deve ser solicitado no momento da consulta. O médico, ao avaliar a situação clínica do paciente, é quem vai definir a necessidade de afastamento e o período”, esclarece Amanda Lacerda.

COMPLEXO HOMEOPÁTICO
Como reforço à prevenção da dengue, as Unidades de Saúde iniciaram mais uma distribuição de doses do complexo homeopático. Neste domingo (20), o medicamento também está disponível na Praça da Estação, durante a manhã cívica comemorativa ao aniversário de 64 anos de Fabriciano.

O medicamento, que não funciona como vacina, é utilizado para atenuar os sintomas da dengue. A orientação é para que todos os moradores recebam as doses homeopáticas, mesmo aqueles que tomaram o medicamento nos anos anteriores. O complexo não tem nenhuma contraindicação, podendo ser aplicado a pessoas de qualquer idade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com