Cidades

Debaixo de chuva, moradores plantam 270 mudas de árvores

Moradores fazem o plantio das mudas sob chuva, no sábado


IPATINGA
– A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Recanto (Amabre) realizou neste fim de semana o plantio de 270 mudas de árvores em uma Área de Proteção Permanente (APP) de cerca de 10 mil metros quadrados, localizada na parte alta do bairro, na divisa com o Nova Esperança.
A área foi disponibilizada pela Prefeitura Municipal e as mudas doadas pela Cenibra. Já o plantio foi feito por uma equipe voluntária, formada por moradores do Recanto e membros da Associação, que trabalharam mesmo sob chuva.
Entre as árvores plantadas, exemplares comuns da flora brasileira, entre elas espécies frutíferas como pitanga, acerola, araçá, guaraná, e espécies nativas como pau-ferro, pau-brasil, ipê, angico e urucum.
De acordo com o vice-presidente da Amabre e coordenador do projeto, Vander de Almeida, a ação faz parte de uma iniciativa de várias etapas que têm por objetivo recuperar aos poucos a Área de Proteção onde se encontram duas minas d’água que alimentam o Córrego Novo e, consequentemente, o Ribeirão Ipanema. A ideia é plantar, ao todo, 800 mudas de árvores em uma área de cerca de 240 mil metros quadrados até dezembro deste ano.
O movimento também pretende criar aceiros para proteger as espécies plantadas do fogo e incentivar a sociedade quanto à preservação do meio ambiente, além de estimular os moradores da parte alta do Recanto a pararem de jogar entulhos na área até então desmatada. Segundo Vander, o lixo atirado ali descia direto para a rua Lagoa Silvana, na parte baixa do bairro, atingindo casas, moradores e se espalhando em via pública.
Ainda de acordo com o representante da Associação de Moradores, a próxima etapa da ação deverá ocorrer em até 15 dias e privilegiar outros 10 mil metros quadrados da APP.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com