terça-feira, julho 1, 2025
spot_img
InícioCulturaDança em Trânsito chega ao Vale do Aço

Dança em Trânsito chega ao Vale do Aço

A 23ª Edição do festival internacional itinerante de dança contemporânea do Brasil realiza espetáculos e oficinas gratuitas

IPATINGA – Maior a cada edição e com atividades que atualmente se estendem por praticamente o ano todo, o Dança em Trânsito realiza em julho uma etapa em três cidades do Vale do Aço. Nos dias 06 e 07, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo recebem a programação com espetáculos e ações para a difusão e democratização da dança. O 23º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

Em julho de 2025 o Dança em Trânsito inicia uma extensa itinerância por 33 cidades/distritos de norte a sul do país, envolvendo 30 companhias do Brasil, Angola, Brasil, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Portugal, até outubro. Nesse período são realizados espetáculos, oficinas pontuais, residências de criação e de intercâmbio profissional com circulação dentro do festival, workshops com criação, formação e geração de emprego para professores multiplicadores e rodas de conversa.

PROGRAMAÇÃO

As atividades do Dança em Trânsito têm início no domingo, dia 06, das 13h às 15h, com a Oficina Pontual: Stiletto, no Orfeu Estúdio de Dança, em Timóteo. Gratuita, será ministrada por Juliana Gama, do Rio de Janeiro e as inscrições podem ser feitas através de um formulário disponível no site www.dancaemtransito.com.br.

Ainda no domingo, o Teatro da Fundação Aperam Acesita recebe, às 17h, o espetáculo infanto-juvenil “Ziraldo, o mineiro maluquinho”, que reúne dança, teatro e circo para contar de forma lúdica e interativa com a plateia a história de Ziraldo e seus icônicos personagens. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria do teatro a partir de 30 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Na segunda, dia 07, o espetáculo será apresentado na Escola Municipal Argeu Brandão, bairro Manoel Maia, em Coronel Fabriciano. Às 14h30 será para alunos, professores e colaboradores da rede pública de ensino do município, com agendamento prévio com a produtora local Deborah Braga Alves no número (31) 98418.4554. Famílias e comunidade do bairro também podem assistir gratuitamente. Em todas as apresentações do espetáculo “Ziraldo, o mineiro maluquinho” na escola haverá interpretes de Libras e áudio descrição.

O espetáculo é realizado pelo Grupo Tápias – Cia Associada, com direção artística de Flávia Tápias, e é a companhia de dança associada ao Dança em Trânsito desde suas primeiras edições. Mantém um quadro estável de bailarinos estrangeiros e brasileiros e, ao longo dos anos, vem criando uma sólida base técnica, além de incessante pesquisa de linguagem própria.

Também na escola, às 16h, será apresentado o projeto de residência de intercâmbio, o tradicional Rotas. Nesta edição batizado de Rotas Delas, reúne três intérpretes-criadoras do Brasil e três do Canadá e o Grupo Elas do Surdo em cena, com apresentações de tambores. Na sequência, às 16h15, Pauline Berndsen Danse, de Montreal no Canadá, apresenta Auf Wiedersehen.

Na segunda, dia 07, em Ipatinga, Roberto Silva, do Rio de Janeiro, ministrará a Oficina Pontual: Dança Contemporânea. A atividade será realizada às 10h na Narjara Lima Jazz Dance, bairro Cidade Nobre. Inscrições no site www.dancaemtransito.com.br.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments