quarta-feira, abril 16, 2025
Google search engine
InícioCulturaCurtas do Vale do Aço serão exibidos no Rio

Curtas do Vale do Aço serão exibidos no Rio

Mostra leva quatro curtas ipatinguenses sobre racismo, memória, saúde e identidade negra

IPATINGA – O cinema produzido no interior de Minas Gerais volta a ganhar destaque nacional. Nesta segunda-feira (14/04), às 19h, a Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro, recebe a Sessão Especial Vale do Aço 2025, com exibição gratuita de quatro curtas-metragens realizados por cineastas da região.

A mostra é composta por Preto Tipo A, que aborda a emergência da nova classe média negra brasileira; Sobre Borboletas e Outras Histórias, que trata do racismo em sala de aula; Amor Inesquecível, com reflexões sobre doenças cerebrais que atingem a população; e Ribeirão Ipanema: Memórias de uma Cidade Viva, que resgata a história e o papel simbólico do ribeirão que corta a cidade de Ipatinga.

Os filmes serão apresentados com a presença de parte da equipe de realização, que participará de um bate-papo com o público após a sessão. A programação integra o circuito de cinema independente brasileiro e acontece em parceria com a Cavifilmes, do produtor Cavi Borges – conhecido por obras como Cidade de Deus – 10 anos depois.

“A grande dificuldade do cinema feito no interior é chegar a outras praças. Estar no Rio, num espaço consagrado do cinema de arte, é uma conquista importante para nós”, destaca um dos realizadores. A expectativa é que, após a sessão, os filmes sigam circulando por festivais e mostras em todo o país.

A Sessão Especial Vale do Aço 2025 é organizada pelas produtoras Martins Caldos, Videoplus e Equipe M, com apoio da Estação NET Botafogo. O endereço da exibição é Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments