Cultura

Creches de Timóteo retomam ritmo normal de atendimento

TIMÓTEO – Em agosto, com a volta às aulas, retornam também as atividades de algumas creches de Timóteo que entraram em recesso no período de férias escolares. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia esclareceu que somente algumas creches tiraram férias por medidas acordadas em 2012 pela administração anterior. As demais mantiveram as atividades normais.

Segundo Cecília Reis Siqueira, secretária de Educação, as creches passam por um período de adequação administrativa. Um novo convênio foi realizado pelo governo Keisson Drumond, em abril deste ano com vigência até dezembro e uma das reivindicações das conveniadas com a Prefeitura é que os repasses sofram reajustes ainda em 2013. Muitos administradores alegaram dificuldades de fazer acertos após os reajustes do salário mínimo na virada do ano. “Em outubro estaremos reunidos para redefinir valores para 2014”, explica Cecília.

REPASSES
Sobre os repasses, a Prefeitura de Timóteo quitou em março deste ano todos os valores atrasados (dezembro e 13º salário 2012), resultado da má gestão anterior. Os cálculos seguem as orientações do Fundeb de acordo com o valor per capita de crianças atendidas pelas entidades. O município repassa mensalmente o total de R$1.617.481,36 a doze entidades conveniadas que atendem crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses de idade.

Algumas recebem por regime parcial (um turno na escola e outro turno na creche) e outras são atendidas em regime integral. Entre as 12 creches monitoradas pela Educação, duas entidades possuem dois núcleos de atendimento. As contempladas são a Creche Comunitária Santa Teresinha, com um segundo núcleo no bairro Alegre; Copati, no Centro Sul, com seu segundo núcleo no bairro Novo Tempo; Creche Irmã Lila, Centro Comunitário Mundo Encantado da Criança, Creche Comunitária Cachoeirinha, Creche Criança Feliz, Educandário Amelie Gabrielle Boudet, Creche Acolher, Creche Reviver, Creche Amor e Luz, Catos e APAE (educação especial).

NÚCLEOS EM CONSTRUÇÃO
Dois núcleos do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), que atenderão crianças de 0 a 5 anos de idade, estão sendo construídos em Timóteo. Um no bairro Novo Tempo, próximo à escola Municipal Novo Tempo, e outro no bairro Limoeiro, obra mais adiantada, próxima à Escola Municipal Limoeiro.

Para a construção das novas creches, a Prefeitura cedeu o terreno e o governo federal e MEC enviam recursos. O município é responsável pelo acompanhamento pedagógico e administrativo das instituições quando elas começarem a funcionar. Segundo a Secretaria de Obras, a previsão de inauguração das creches é para meados de 2014.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com