IPATINGA – As ações que o município de Ipatinga tem executado desde o início da pandemia da Covid-19 têm surtido efeito positivo na saúde pública da cidade, como demonstram os sucessivos números de monitoramento epidemiológico apurados pelas autoridades. O último boletim da Gerência Regional de Saúde (GRS), divulgado no dia 9 de setembro, aponta a microrregião de Ipatinga com o menor índice de letalidade pelo novo Coronavírus em toda a macrorregião.
De acordo com o gráfico, a microrregião de Ipatinga, que atende outras 13 cidades, atingiu entre os meses de maio e setembro um índice de 2% de letalidade pela doença. As demais microrregiões da macro – Coronel Fabriciano/Timóteo e Caratinga – apresentam uma porcentagem de 2,5% e 2,8%, respectivamente.
A micro de Ipatinga também apresentou o melhor resultado em relação aos números globais da macrorregião do Vale do Aço, no que diz respeito à taxa de letalidade. A macro registrou um índice de 2,3% nos últimos cinco meses.
Para a infectologista do município, Carmelinda Lobato, “o resultado é satisfatório e reflete a boa e correta assistência médica e hospitalar que Ipatinga vem fornecendo nesta pandemia do Coronavírus”.
A profissional ainda lembra que a taxa de letalidade de Ipatinga pela Covid-19 é menor que a média do Brasil, que hoje atinge 4%, ou seja, o dobro do município.