sexta-feira, novembro 29, 2024
spot_img
InícioCidadesCovid-19 avança no Vale do Aço e leitos de UTI começam a...

Covid-19 avança no Vale do Aço e leitos de UTI começam a escassear

Ipatinga tem 71 leitos para atender seus moradores e de outras 13 cidades; taxa de ocupação de leitos de UTI chega ao limite

IPATINGA – Divididos entre leitos classificados como Covid-19, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermarias adulto e infantil, a cidade de Ipatinga conta atualmente com um total de 71 leitos para atender pacientes com suspeita de contágio ou confirmados por Coronavírus.

Dispondo de dois hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, os leitos utilizados pelo município para cuidar de casos relacionados com a pandemia estão divididos entre 28 instalados no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e mais 25 no Hospital Márcio Cunha (HMC). Porém, além dos leitos para pacientes do SUS, o HMC também oferece outros 18 de enfermaria para convênio (planos de saúde), o que proporciona à rede de saúde local um total de 71 leitos.

Por se tratar de uma cidade-polo, Ipatinga possui uma pactuação em saúde com outros 13 municípios da região do Vale do Aço. Em tese, isso significa que além dos moradores da cidade, o total de leitos Covid-19 SUS disponíveis, sejam eles os de UTI ou Enfermaria, também abrigam pacientes não residentes, provenientes de municípios que compõem a microrregião de saúde.

TAXA DE OCUPAÇÃO

O número de leitos Covid-19 disponibilizados,sejam eles de UTI ou Enfermaria, dentro dos hospitais, não sofrem alterações diárias. O que muda entre um dia e outro é a taxa de ocupação de pacientes em cada um dos dois hospitais.

Na última sexta-feira (22), a taxa de ocupação dos leitos de Enfermaria Covid-19 convênio, no Hospital Márcio Cunha, chegou a 78%, ou seja, de um total de 18 disponíveis, 14 estão ocupados com internações.

Já pelo SUS, também nesta sexta, o Hospital Márcio Cunha apresentava uma ocupação de 50% na UTI, de um total de dez leitos, significando que cinco estão ocupados. Na Enfermaria, a ocupação registrada foi de 60% de um total de 15, ou seja, nove estão em uso.

No Hospital Municipal Eliane Martins, a taxa de ocupação na data de 22 de maio, em leitos de UTI Covid-19, registrou 71%, ou seja, dos sete leitos disponíveis nesta categoria, cinco estão sendo utilizados por pacientes. Já na Enfermaria adulto, dos 16 leitos, sete estão ocupados, o que representa 44% de taxa. Na Enfermaria Pediátrica do HMEM não há ocupação no momento, havendo o total de cinco leitos disponíveis.

Só para se ter uma ideia, até esta sexta-feira (22), do total de internados nos hospitais de Ipatinga, oito pacientes, sendo um confirmado positivo e sete com suspeitas de Coronavírus, são da cidade de Coronel Fabriciano.

VIZINHOS

A secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, explica que do total de 40 internados registrado nesta sexta-feira, nos dois hospitais do município, somente três são moradores de Ipatinga que estão confirmados positivos para o Coronavírus.

“É preciso ficar claro que no boletim epidemiológico do município, quando colocamos os números de internações, estamos nos referindo a pacientes que já tiveram seus testes positivos para Coronavírus e são moradores de Ipatinga. Contudo, existe um outro lado, que são os internados residentes, porém ainda suspeitos, e também os confirmados e suspeitos moradores de outras cidades da região que fazem parte da microrregião de Ipatinga”, explicou a secretária.

PICO DA CONTAMINAÇÃO

Érica ainda faz um alerta quanto à situação do Coronavírus em Ipatinga. “A taxa de ocupação por leitos de Covid-19, nos dois hospitais, seja para UTI ou Enfermaria, tem subido nos últimos dias, assim como o número de casos positivos. Isso vem ocorrendo não apenas na cidade de Ipatinga, mas também em nível de Minas Gerais e Brasil. Os infectologistas têm apontado para as primeiras semanas de junho o pico de contaminação da doença no nosso país. A situação ainda está sob controle, mas pedimos a colaboração da comunidade quanto aos cuidados para evitar a contaminação. Sair de casa, só quando necessário e, nesse caso, usar máscara. Siga à risca as orientações de higienização”, recomenda a secretária de Saúde.

OUTRAS DOENÇAS

Os dados de leitos aqui citados, esclarecem as autoridades de saúde do município, referem-se somente àqueles de Enfermaria e UTI habilitados para Covid-19. A ocupação de internação para as demais doenças não foi levada em conta.

Por se tratar de internação de pacientes com quadros suscetíveis a mudanças e considerando que eles podem ter alta hospitalar como também há a possibilidade de outros casos registrados, os números de internação estão sujeitos a alterações diárias. A data utilizada para realização do balanço foi a desta sexta-feira, 22 de maio.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments