quinta-feira, maio 22, 2025
spot_img
InícioNacionaisCorreios lança selo em celebração à trajetória de Eunice Paiva

Correios lança selo em celebração à trajetória de Eunice Paiva

Emissão postal é um tributo à ativista que se tornou um dos símbolos da luta contra a ditadura militar

RIO – A trajetória de vida de Eunice Paiva está agora também estampada em selo postal dos Correios. O lançamento da peça filatélica foi realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no evento de Entrega da Ordem do Mérito Cultural promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), no Palácio Gustavo Capanema, reinaugurado na capital carioca, nessa terça-feira (20). A luta dessa grande mulher contra a ditadura militar ganhou repercussão nacional e internacional com o premiado filme “Ainda Estou Aqui”, o primeiro a trazer a estatueta do Oscar para o Brasil. O longa, que conta a busca de Eunice por informações sobre o paradeiro do marido, o deputado Rubens Paiva, desaparecido político durante o regime militar, foi o vencedor da categoria “Melhor Filme Internacional” da edição de 2025.

O selo foi obliterado pelo filho de Eunice, o escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo que inspirou o filme, e pelo neto Joaquim Paiva, que receberam do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, um álbum com a peça lançada. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice no filme, e o cineasta Walter Salles, também foram agraciados com o selo lançado.

“Ao relembrar a história de sua mãe, Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva contou a história de tantas mulheres brasileiras órfãs de maridos, filhos e filhas, mas que não se deixaram vencer pela tirania”, destacou o Presidente Lula.

“Reconhecer a responsabilidade dessa grande mulher por jogar luz no obscurantismo desse período truculento da história nacional é uma necessidade. Como dirigente atual dos Correios, achamos mais do que justo celebrar a trajetória de Eunice Paina em um selo postal. Precisamos mostrar às novas gerações o papel de pessoas como Eunice, que tanto contribuíram na luta pela democracia”, destacou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

“Quem está aqui hoje não sou eu. Quem está hoje aqui é Rubens Paiva e Eunice Paiva”, destacou Marcelo Paiva. Para ele, essa memória é oportunidade de resgatar a história para falar de democracia, de cultura indígena, de futuro e de liberdade. “Como é importante olhar o passado e se entender, para corrigir o presente e pensar no futuro”, frisou.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments