Cidades

Copam libera as licenças do Parque Linear de Coronel Fabriciano

Obras do Parque Linear no trecho da rua Julita Pires Bretas: Prefeitura obteve concessão da Licença Plena (LP) e Licença de Instalação (LI)       (ACS/PMCF)

FABRICIANO – Em reunião realizada nesta semana, em Governador Valadares, os integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovaram, por unanimidade, a concessão da Licença Plena (LP) e Licença de Instalação (LI) do Projeto do Parque Linear. Em breve, a Prefeitura de Coronel Fabriciano vai receber o certificado e divulgá-lo, para tornar pública a concessão das licenças ambientais.

A secretária de Planejamento Urbano da Prefeitura, Lusia Rabelo, informa que do pacote de obras que fazem parte do Parque Linear já foram concluídas a galeria de macrodrenagem da rua São Vicente e a complementação de toda a rede de microdrenagem do bairro Giovanini. “Também foram feitas a drenagem do Beco da Maura e do Beco do Sudário, além da implantação da avenida São Domingos, no bairro Nossa Senhora da Penha”, detalha.

Lusia Rabelo acrescenta que muitas obras serão concluídas até o final do projeto. “O Parque Linear é um conjunto de obras compostas por várias intervenções, dentre as quais estão, por exemplo, a criação de áreas de lazer ao longo do Ribeirão Caladão. Temos muito trabalho pela frente”, revela.

PLANTÃO SOCIAL
Outra importante etapa do Parque Linear é o remanejamento das cerca de 150 famílias que moram próximas ao córrego ou na calha do ribeirão. “Vamos tirar essas famílias dessas áreas consideradas de risco. Essa etapa é muito importante porque vai trabalhar a educação ambiental, que é fundamental para a preservação do sistema que estamos implantando”, relata.

Esse trabalho, que foi iniciado em julho, é feito por uma equipe de técnicos socioambientais e recebeu o nome de “Plantão Social”. Duas audiências já foram realizadas para tonar essa etapa pública. “O acompanhamento das famílias que serão direta ou indiretamente alcançadas pelo Parque Linear já está em andamento. Por meio do Plantão Social, os moradores estão recebendo todas as informações de que necessitam, como, por exemplo, sobre a mudança de local de moradia e como o projeto vai garantir mais qualidade de vida à população do município”, detalha Lusia Rabelo.

A secretária ainda destaca que o Parque Linear vai contribuir para a melhoria do trânsito, o que ela define como efeito colateral positivo. “Vamos construir uma ciclovia e um calçadão ao longo do Ribeirão Caladão, o que vai servir como uma alternativa para que população possa se deslocar com segurança, seja a pé ou de bicicleta”, conclui Lusia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com