Assembleia foi marcada por pautas importantes, com assuntos que impactam diretamente o serviço de saúde ofertado para a população das cidades que integram o consórcio
IPATINGA – O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), presidido pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, realizou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório Sérgio Leite de Andrade do Hospital Municipal Eliane Martins, a Assembleia Geral Extraordinária. O encontro contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de Saúde e agentes públicos de saúde dos 82 municípios que integram o Consórcio.

ASSUNTOS
A reunião tratou de pautas estratégicas para fortalecer o atendimento à população. Entre os destaques, estiveram a introdução da telemedicina em alguns atendimentos realizados pelo SAMU, a proposta de que o serviço atue como apoio regional aos municípios na remoção e transporte inter-hospitalar, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a realização do Conecta Samu 5.0 – 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, programado para dezembro.
TELEMEDICINA
O diretor executivo do Consurge, Ernany Duque Júnior, explicou que a telemedicina já começou a ser utilizada este mês em algumas chamadas. “O médico consegue avaliar o paciente por vídeo, o que torna a análise mais assertiva e ajuda a definir qual tipo de veículo será enviado, seja uma Unidade de Suporte Básico (USB) para casos menos complexos ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA)”, detalhou. Durante a assembleia, foi exibido um vídeo de simulação mostrando um atendimento em que uma pessoa, ao lado de alguém em convulsão, liga para o SAMU e recebe todas as orientações necessárias de como prestar socorro corretamente.
TRANSFERÊNCIAS
Outra pauta central foi a apresentação do serviço de apoio regional na remoção e transporte inter-hospitalar. A iniciativa tem como objetivo aumentar a eficiência e a qualidade da saúde nos municípios consorciados, alinhando a região às melhores práticas de gestão e cumprindo os preceitos legais.
A proposta surge diante do cenário em que os municípios têm gasto altos recursos financeiros para realizar transferências essenciais, já que os leitos muitas vezes se encontram em outras cidades. A decisão final para cada transferência será sempre técnica, baseada na avaliação rigorosa do médico regulador, seja da Central de Regulação de Urgência – CRU do Consurge ou pelo sistema SUSFácil, priorizando a gravidade do caso e a adequação do transporte.
CONECTA SAMU 5.0
Durante a assembleia, também foi anunciado o Conecta Samu 5.0, evento que celebrará os cinco anos do SAMU regionalizado. O fórum contará com dois dias de programação, incluindo palestras e debates sobre boas práticas e inovações na área de urgência e emergência. O evento está marcado para os dias 10 e 11 de dezembro, no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares.



