IPATINGA – A Consul – Cooperativa de Consumo inicia nessa quinta-feira (26/06) a campanha do retorno de sobras, excedentes que são distribuídos anualmente entre os cooperados. Este ano, a ação prevê a distribuição de R$2 milhões em vales-compras, como forma de valorizar a participação ativa dos cooperados nas atividades da cooperativa.
Como os cooperados são responsáveis pela formação da base econômica da Consul e contribuem diretamente para o seu crescimento, a Consul valoriza a participação dos cooperados e compartilha com eles parte dos resultados alcançados. Os retornos são distribuídos proporcionalmente, conforme o volume de compras realizadas ao longo do ano de 2024.
Como funciona o retorno de sobras
Os retornos de sobras são excedentes anuais gerados após a apuração dos resultados da cooperativa. De acordo com o 3º Princípio do Cooperativismo – Participação Econômica dos Membros, esses valores têm dois destinos principais:
• Apoiar os investimentos na expansão e fortalecimento da cooperativa;
• Ser distribuídos entre os cooperados, conforme sua movimentação de compras.
Como é feita a distribuição
Todas as compras realizadas em 2024 por cada cooperado Consul são acumuladas em sua matrícula. Esses dados servem como base de cálculo para determinar o valor proporcional a que cada cooperado tem direito.
Como receber o vale-compra
A partir do dia 26 de junho, os cooperados devem comparecer ao setor de Atendimento ao Cliente de uma das lojas da Consul, munidos do Cartão Consul e um documento de identidade. Na ocasião, o cooperado poderá optar por:
• Receber o valor de suas sobras em vale-compras (para uso em mercadorias); ou
• Incorporar o valor ao seu capital social.
A entrega dos vales será realizada até novembro de 2025, exclusivamente nas lojas da rede no Vale do Aço. É importante que todos os cooperados compareçam dentro do prazo para garantir seu benefício.