Cidades

Conselheiros Tutelares de Ipatinga são empossados

O Conselho Tutelar é composto por membros, eleitos pela comunidade, para acompanhar crianças e adolescentes  (Crédito: José Barbosa ACS/OPMI)

 

IPATINGA – O prefeito Robson Gomes (PPS) deu posse na noite do último sábado (16), na Prefeitura de Ipatinga, aos 10 Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ipatinga, triênio 2012/2015. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.
O Conselho Tutelar é composto por membros, eleitos pela comunidade, para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
Para Robson Gomes, os Conselheiros têm um desafio pela frente. “O papel de um Conselheiro exige dedicação até mesmo da vida pessoal. Desejamos aos empossados um mandato de muito trabalho com responsabilidade”, frisou Robson. Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Flávia Geovani Marciano, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leonardo Oliveira, o delegado de Polícia, Rodrigo Manhães, a representante da sociedade civil organizada, Amélia Maria Mafra Gonçalves, e a ex-conselheira Nair Dias.

DENÚNCIA
As eleições para escolher os conselheiros tutelares foram marcadas por denúncias de irregularidades. Segundo os concorrentes, houve casos de pessoas que conseguiram votar sem apresentar nas sessões o título de eleitor. Houve casos ainda de eleitores que não tiveram os nomes incluídos nas listas prévias de votação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com