Cidades

Consaúde recruta agentes de endemias para municípios

A estratégia agora é a contratação de agentes de endemias para controle do mosquito transmissor e a eliminação de focos existentes

IPATINGA – Após quase três meses de funcionamento as Unidades de Hidratação de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo mantidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram fechadas na quinta-feira (18). De acordo com Eloiza Dalla Vecchia, secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde), a demanda assistencial nas unidades caiu significativamente, o que não justifica a manutenção dos serviços.
Ao todo foram empregados pelo governo estadual quase R$ 2 milhões na contratação de mão de obra, insumos e exames laboratoriais. O convênio emergencial assinado pelo Consaúde e a SES para as ações de dengue também expirou.

AGENTES
Entretanto, o enfrentamento da dengue continuará sendo feito agora através da contratação de agentes de endemias para atuar em 22 municípios. A exemplo do que aconteceu nas unidades de hidratação, os profissionais serão contratados via Consaúde para prestar serviço.

“Os agentes trabalham em contato direto com a população, o que constitui um dos fatores mais importantes para garantir a redução da incidência da doença. A contratação desses profissionais no combate à dengue representa, sobretudo, o aumento do envolvimento da comunidade no controle do mosquito transmissor e a eliminação de focos existentes e potenciais. Além disso, como estará em contato permanente com a comunidade onde trabalha, o agente será capaz de conhecer os principais problemas locais e, obviamente, envolver a população na busca da solução dessas questões”, citou Eloiza.

MUNICÍPIOS
As cidades que serão contempladas com os agentes de endemias são: Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Jaguaraçu, Marliéria, Pingo D’Água, Timóteo, Açucena, Braúnas, Bugue, Dom Cavati, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Joanésia, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso e São João do Oriente. Os investimentos para a contratação dos agentes de endemias será da ordem de R$ 824 mil. O recrutamento visa o combate direto ao vetor da dengue para garantir a diminuição dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O convênio também vai vigorar por 120 dias.

UNIDADES
Para Anchieta Poggiali, diretor da Superintendência Regional de Saúde em Coronel Fabriciano, foi muito positivo o trabalho desenvolvido pelas unidades de hidratação num momento em que os municípios precisavam de assistência do governo estadual.
“Foram mais de 24 mil atendimentos feitos nos três meses de funcionamento das três unidades. Fizemos mais de 12 mil exames laboratoriais. Tínhamos uma média de 300 atendimentos por dia, agora reduziu para 20 pessoas”, alegou.

REFERÊNCIA
A partir do fechamento das unidades de hidratação os pacientes com sintomas da doença devem procurar as unidades de saúde do município. No período noturno os hospitais continuam orientados a acolher os pacientes.

Anchieta lembrou que em Timóteo a unidade hospitalar de referência para atender os casos suspeitos de dengue é o Hospital Vital Brazil, em Coronel Fabriciano é o Hospital São Camilo e em Ipatinga o Hospital Municipal. “Os resultados são altamente significativos. Tivemos mais de 20 mil notificações e nenhum óbito. A curva epidemiológica está decrescendo. Mas, ainda estamos num período de chuva e as ações de prevenção não podem parar, até porque as notificações podem voltar a crescer. Caso haja necessidade voltaremos a discutir medidas para enfrentamento da dengue”, ponderou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com