Cultura

Congado de Timóteo participa de evento nacional em Montes Claros

A participação do Reino do Rosário conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais

 

TIMÓTEO – Pela quinta vez, o Instituto Cultural Religioso Reino do Rosário participará da tradicional Festa de Agosto em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo, da Cidade de Montes Claros-MG , no Norte de Minas. O grupo de Moçambique timotense será um dos principais destaques na 34ª edição do encontro religioso e cultural, que iniciou na quinta-feira (16), com encerramento previsto para hoje, dia 19. A Festa do Rosário de Montes Claros é um evento turístico de âmbito nacional, que leva milhares de pessoas às ruas da cidade em seus três dias de festejo.
A participação do Reino do Rosário conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. “A presença de nosso grupo será de muita importância para a troca de experiências entre os grupos de congado, para o resgate de nossas tradições e fé, pondera mestre Luís Fabiano dos Santos, capitão mor do grupo, acrescentando que a participação da corporação em eventos culturais de âmbito estadual e federal contribui para a divulgação do município.
“A Festa do Rosário é um dos maiores eventos de manifestação cultural e religiosa do município de Timóteo e região do Vale do Aço. A cidade já sediou quatro encontros estaduais de congadeiros, inclusive com a participação de representantes de outros estados”, comenta Luís Fabiano. O Instituto Reino do Rosário é um dos mais fortes grupos de manifestação folclórica do Vale do Aço, e conta com cerca de 60 integrantes entre crianças, jovens e adultos da cidade de Timóteo.

FESTA DO ROSÁRIO

Nos dias 15 e 16 de setembro, o grupo se une ao Congado São Sebastião, juntamente com a Paróquia de São Sebastião, comandada pelo Pe. Sérgio Henrique, para organizar a tradicional Festa do Rosário, que este ano espera aproximadamente 20 grupos de congados de várias Cidades de MG, onde os reis festeiros Eva Maria e Custodio irão transmitir as coroas aos novos reis festeiros de 2013. “Estamos buscando apoio junto a todos os movimentos organizados do Vale do Aço, além de órgãos governamentais e da iniciativa privada, para concretizar esse novo projeto”, finalizou o mestre-regente Luís Fabiano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com