Cidades

Conferência das Cidades propõe “mudança de olhar” sobre Timóteo

O prefeito Keisson Drumond considerou “produtiva e frutífera” a Etapa de Timóteo      (Fotos: Jorge Inácio/PMT)

TIMÓTEO – “Foi um debate muito produtivo e frutífero para o futuro da cidade.” Com essas palavras, o prefeito Keisson Drumond (PT) avaliou a 5ª Conferência das Cidades – Etapa de Timóteo, realizada no último sábado (18).
Os participantes fizeram várias discussões e debates sobre o desenvolvimento sustentável do município a partir de quatro eixos temáticos: planejamento urbano e ordenamento territorial, saneamento, habitação e mobilidade urbana.

Os temas foram apresentados por especialistas dessas áreas, e depois foram formados grupos de discussão que, ao final, apresentaram as diretrizes que serão levadas à Conferência Coletiva das Cidades do Vale do Aço, que será realizada no dia 25 de maio ou 8 de junho.

POLÍTICA URBANA

Aproximadamente 120 pessoas participaram das discussões sobre o modelo de política urbana do município. “Vamos trabalhar para identificar e combater os problemas relacionados ao crescimento urbano e à qualidade de vida, de modo a reduzir a desigualdade social e a degradação do meio ambiente. Tudo isso com participação direta e decisiva da população”, afirmou o prefeito Keisson Drumond.

A Conferência das Cidades – Etapa de Timóteo teve a participação também de representantes do governo estadual, de organizações não-governamentais e dos movimentos popular e social. A política habitacional do município, que prevê a implantação de vários programas e construção de moradias populares, o trânsito e o desenvolvimento sustentável foram algumas questões levantadas nas discussões promovidas pela Prefeitura de Timóteo.

NOVO OLHAR

“É preciso mudar o olhar sobre a cidade”, como defendeu o arquiteto e urbanista Roberto Alves Caldeira Júnior, um dos palestrantes da Conferência das Cidades de Timóteo. “O grande desafio é definir para onde e como Timóteo vai crescer”, ressaltou Caldeira, que apontou o crescimento urbano desordenado e o trânsito como as principais dificuldades para se passar da “cidade ideal para a cidade real”.

SANEAMENTO
Saneamento foi o tema da palestra do engenheiro civil Luiz Bontempo, que falou sobre as peculiaridades de Timóteo e da necessidade de investimentos no setor para melhorar a qualidade de vida em Timóteo.

A palestra de encerramento da primeira fase das discussões foi feita pelo engenheiro civil Erivelton Pires Guedes, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), do Rio de Janeiro. Natural de Timóteo, ele defendeu medidas para controle do trânsito que privilegiem pedestres, ciclistas e o transporte coletivo, como o bilhete único e a instalação de passagens elevadas em vias de maior movimento.

DIRETRIZES
Após um debate e discussões nos grupos temáticos, o plenário da Conferência das Cidades aprovou as diretrizes que serão levadas pelo município às Conferências Coletiva e Estadual. Entre as diretrizes, estão a revisão da legislação municipal, criação do “bilhete metropolitano” para o transporte coletivo, mapeamento e estudo das áreas e assentamentos precários passíveis de regularização e urbanização, criação de um programa de acessibilidade, construção de avenidas sanitárias, coleta e tratamento de 100% do esgoto doméstico da cidade, recuperação e preservação de nascentes e formação de consórcios municipais para programas de transporte e trânsito.


Cerca de 120 pessoas participaram das discussões sobre o modelo de política urbana do município

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com