Cultura

Conferência da Juventude mobiliza a sociedade civil

TIMÓTEO – Cerca de 200 pessoas participaram, na manhã do último sábado (31), da 3º Conferência Municipal da Juventude de Timóteo. Com a presença do prefeito Keisson Drumond, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades civis organizadas, o encontro definiu as diretrizes para a formulação de políticas públicas direcionadas a essa faixa da população, que representa 26% da população de Timóteo, segundo o IBGE. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Timóteo, Fundação Aperam Acesita e Fundação Emalto.

Com o tema “Juventude, esse é o momento”, a conferência teve participação ativa de integrantes de movimentos estudantis, culturais, religiosos e políticos, que se reuniram no Centro Educacional Católica de Minas Gerais (CECMG). Entre as autoridades presentes, todos ressaltaram a força da juventude na implementação de mudanças na história da democracia no País.

E reforçaram ainda a necessidade de participação e engajamento dos jovens na busca pela construção de uma cidade melhor para se viver. “É com essa energia que poderemos fazer o melhor para nossa cidade e nosso país”, destacou o prefeito Keisson Drumond, acrescentando que a juventude se expressa “mais na atitude e no coração do que na idade apresentada”. Após as falas das autoridades, os jovens partiram para os debates temáticos.

DIRETRIZES E DELEGADO

Dos grupos de discussão, saíram as diretrizes para cada uma das áreas específicas. Elas passaram pelo crivo dos conferencistas, que elegeram as prioridades para cada área debatida. As propostas para as políticas públicas da juventude serão compiladas em um relatório final, que será disponibilizado nesta semana no site da Prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br).

As propostas também serão apresentadas na 3ª Conferência Estadual da Juventude, marcada para os dias 8, 9 e 10 de novembro, em Araxá, no Triângulo Mineiro. O encontro estadual será promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, do governo estadual. O representante de Timóteo na Conferência Estadual será Guilherme Mendes Nonato, delegado conferente por aclamação durante o encontro de sábado.

Conselho da Juventude começa a ser formado durante conferência
Durante a 3ª Conferência Municipal da Juventude, realizada no último sábado (31), os participantes do encontro puderam votar para eleger os 12 representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude, sendo seis titulares e seis suplentes. Os candidatos representam segmentos religiosos, entidades do terceiro setor e independentes – tipo culturais e associações.

As eleições foram realizadas no mesmo espaço da conferência, em cabines de votação e urnas montadas no CECMG. Os novos conselheiros foram eleitos e deverão ser nomeados na próxima semana pelo prefeito Keisson Drumond. Os outros 12 conselheiros a integrar o conselho serão indicados pelo governo municipal.

Eleitos
Foram eleitos: Guilherme Mendes Nonato e Rômulo Henrique Ferreira Valentino, representantes independentes da sociedade civil, tendo como suplentes Rayllander Claudio Ferreira Silva e Samuel de Aguiar Cardoso. Como representantes dos segmentos com atuação nas áreas religiosas, foram eleitos como titulares Matusalem Pinto da Silva e Deuler Antônio Castro e, como suplentes, Aimé Alves Ribeiro de Almeida e Marcus André Fernandes Ferreira. Os representantes titulares escolhidos entre as entidades que trabalham com a juventude foram Caroline Abreu e Deivison Anderson Ferreira, enquanto os suplentes foram Maíra de Souza Almeida e Vera Lucia Antunes Lopes Dutra.


Conferência Municipal reuniu dezenas de jovens que elaboraram propostas de políticas públicas para a juventude do município

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com