Cidades

Conferência da Cidade elege delegados e estabelece propostas

Prefeita Cecília Ferramenta destacou que as propostas do plano de governo vão ao encontro do tema proposto pelo Governo Federal para a Conferência da Cidade

IPATINGA – “Esse é o momento para fazermos uma reflexão sincera da nossa cidade e do momento que estamos atravessando. Temos dedicado todo esforço possível para buscar saídas, onde for necessário, para contornarmos a crise financeira que atinge o município”, destacou a prefeita Cecília Ferramenta, durante a abertura da 6ª Conferência da Cidade de Ipatinga, realizada nesta quinta-feira (31), no auditório da Faculdade Pitágoras.

TEMA
Com o tema “A função social da cidade e da propriedade”, o congresso reuniu representantes do poder público, vereadores, lideranças comunitárias, representantes de entidades, integrantes de movimentos sociais e populares, empresários ligados à produção e financiamento do desenvolvimento urbano, e conselhos municipais. “O tema da Conferência, que foi definido pelo Ministério das Cidades, vem ao encontro do nosso programa de governo, com as propostas e ações que pensamos para a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade com ampla participação popular e programas de inclusão”, disse a prefeita.

OBRAS
Cecília Ferramenta também aproveitou o evento para fazer um balanço dos três primeiros anos da atual gestão, com destaque para os investimentos somados em saúde e educação, além das obras de infraestrutura, como a construção da avenida Maanaim, ligando a avenida Selim José de Sales, no bairro Canaã ao Parque Ipanema e a retomada das obras do programa Habitar Brasil, que conta com recursos do Governo Federal e que estavam paralisadas desde 2004.

“Quando assumimos a Administração, encontramos o município com uma dívida enorme. Logo em seguida veio a crise financeira que atingiu de forma violenta a nossa cidade. Mesmo assim estamos realizando obras importantes para o município, com parcerias e convênios firmados junto aos governos federal e estadual”, pontuou a prefeita, que revelou ainda a garantia de novas obras para a cidade, com aporte transferido a fundo perdido pelo governo de Minas.

DEBATES
A programação da Conferência da Cidade contou também com a palestra ministrada pelo arquiteto e urbanista Abílio Belo Pereira, assessor da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG). No período da tarde os participantes foram divididos em quatro eixos temáticos: “Plano Diretor”, “O Brasil Urbano: A Cidade que Temos”, “A Cidade que Queremos” e “A Função Social da Cidade e da Propriedade”.

“Nos debates fizemos a discussão, pautamos a cidade que temos e discutimos em cima da cidade que queremos em um amplo momento de democracia. O fruto desses debates são as diretrizes que serão encaminhadas para a etapa Estadual da Conferência que acontecerá em março de 2017”, explicou o Secretário de Planejamento, Ricardo Figueiredo.

As propostas serão defendidas pelos 18 delegados eleitos no fim da Conferência da Cidade e que agora vão participar da Conferência Estadual.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com