Os autores das histórias escolhidas estudarão cinema e depois gravarão as histórias e exibirão os filmes nas cidades.
BH – Sete novas histórias escritas por moradores de municípios do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas vão virar filme. O Instituto Marlin Azul divulgou nesta segunda-feira (13/10) o resultado do Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas IV. Os autores selecionados estudarão a linguagem e as técnicas audiovisuais, gravarão as histórias nas comunidades e depois exibirão os curtas-metragens no telão de cinema montado em sessões abertas e gratuitas nas cidades.
INSCRIÇÕES
Duzentas e vinte histórias chegaram à quarta edição. Moradores acima de 18 anos de 26 municípios capixabas e mineiros poderiam enviar uma ou mais histórias reais ou inventadas para o concurso. Foram escolhidas histórias provenientes de Santa Leopoldina, Ibiraçu e João Neiva, no Espírito Santo, e de Conselheiro Pena, Timóteo, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais. Confira a lista abaixo e no site https://curtavitoriaaminas.com.br/iv/.
HISTÓRIAS FILMADAS
O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

SELEÇÃO
A Comissão de Seleção avaliou as histórias a partir de critérios como a originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema. A coletânea traz assuntos como o gesto de brincar e as brincadeiras de infância dos antigos e novos tempos. Tem ainda a extraordinária passagem do Zeppelin, imenso balão inflado com gás hidrogênio, pelos céus do Espírito Santo. O conjunto apresenta histórias de família como o afeto pelas viagens de trem conectando três gerações à Estrada de Ferro. Outra temática que chamou a atenção celebra a força da música, da fé e da resistência quilombola. O público verá transformado em filmes um conto extraordinário baseado em fatos reais e uma história em que o universo sonoro é o protagonista. A quarta edição contará ainda a emocionante jornada de renascimento e reconstrução de uma vida após uma grande tragédia.
Os selecionados
Nome: Geremias Pignaton
História: Julyta e o Zepellin
Cidade/Estado: Ibiraçu/ES
Nome: Helder Guastti da Silva
História: Inventário da Infância
Cidade/Estado: João Neiva/ES
Nome: Jadson dos Anjos da Silva
História: Nos Trilhos da Memória
Cidade/Estado: Santa Leopoldina/ES
Nome: Lucia Elena Nunes Belizário
História: Perdidos no Jardim
Cidade/Estado: Conselheiro Pena/MG
Nome: Miriam Mercedes Firmo
História: Pedro Além de Alcântara
Cidade/Estado: João Monlevade/MG
Nome: Poliana Araújo Guerra
História: Eu Sou é Eu Mesma
Cidade/Estado: Nova Era/MG
Nome: Warley Nazareth Costa Souza
História: A Sinapse do Compasso
Cidade/Estado: Timóteo/MG