sábado, abril 19, 2025
Google search engine
InícioCidadesConcessão de uso do HMT será tema de audiência pública na Câmara

Concessão de uso do HMT será tema de audiência pública na Câmara

TIMÓTEO – A Câmara de Timóteo será palco na noite desta terça-feira (2), da audiência pública com o tema “Concessão de Uso e Processo de Operacionalização do Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT)”. O requerimento nº014 é de autoria do vereador Vinícius Bim. A Audiência tem como objetivo os esclarecimentos necessários e a ampliação da participação da sociedade organizada, organizações de saúde e comunidade em geral, sobre o processo de concessão de uso e operacionalização do Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT), afim de garantir transparência nos trâmites e aperfeiçoar o processo.

Foram convidados para o encontro autoridades políticas (prefeito e secretários municipais), representante do HMT, associações, conselhos e sindicatos da área da Saúde, conselhos e população em geral.

HISTÓRICO

O prédio do antigo Hospital e Maternidade Vital Brazil (atualmente Hospital e Maternidade de Timóteo) era propriedade da Aperam Inox América do Sul e gerido pela Sociedade Beneficente São Camilo. Em setembro de 2020 a operadora deixou a gestão do hospital.

Entre março e setembro de 2020 houve a pandemia da Covid-19. Naquele contexto e a fim de evitar a desassistência do serviço de saúde hospitalar, foi protocolada uma Ação Civil Pública pelo MPMG – acatada pela Justiça, determinando a gestão solidária do hospital entre o Município de Timóteo e o Estado de Minas Gerais.

FSFX

No dia 11 de setembro de 2020 a Fundação São Francisco Xavier assume a gestão do hospital em contrato emergencial com o Estado de Minas Gerais. Em novembro do mesmo ano, o Município é declarado pelo Ministério da Saúde gestor pleno de seus prestadores de saúde, o que compreende a organização de todo o sistema municipal, com efeitos financeiros a partir de janeiro do ano seguinte. Em 2021, o Município assume a gestão da saúde, passando a ser o responsável único pelo contrato com o hospital.

Em dezembro de 2021 o município acerta um termo de acordo com a Aperam para adquirir o prédio do hospital, cuja homologação judicial só ocorre no segundo semestre de 2022.

SANTA THEREZINHA

Em abril de 2023 a Fundação São Francisco Xavier deixa a gestão do HMT e em seu lugar assume a organização social em saúde (OSS) Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus com um contrato de seis meses que foi aditado por mais noventa dias.

Em outubro de 2023 a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) concluiu a fase de consultoria realizada para analisar o melhor modelo para a operacionalização do Hospital e Maternidade de Timóteo. Além do trabalho de campo e levantamento analisando toda a situação predial, operacional e de equipamentos do HMT.

CONCESSÃO

O município de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou o prazo de Consulta Pública do Edital de Concessão de Uso do Hospital e Maternidade de Timóteo/MG, referente ao edital de concessão de uso do bem público e com base no parágrafo único do artigo 21 da Lei 14.133/2021. A prorrogação da consulta pública atendeu a solicitação do Conselho Municipal de Saúde e se estendeu até 22 de janeiro.

Após a consulta pública será publicado um edital para um novo chamamento e definição da nova gestora do Hospital e Maternidade de Timóteo por um prazo de 20 anos. A nova mantenedora assumirá também o compromisso de realizar investimentos na infraestrutura e em serviços médico-hospitalares.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments