Nacionais

Comunidade escolar elege prioridades orçamentárias

DA REDAÇÃO – A comunidade escolar da rede municipal de Educação elegeu nesta semana as prioridades orçamentárias que serão realizadas nas escolas da rede municipal ao longo do ano de 2017. A socialização das propostas ocorreu durante a Plenária Final do Orçamento Participativo da Educação – OP Educa, realizada pela Prefeitura, na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza I. Durante o evento, educandos, familiares e profissionais das escolas municipais de Ipatinga também elegeram os integrantes do Conselho Municipal do OP Educa.

De acordo com Secretaria Municipal de Educação (SME), cada escola indicou quatro prioridades orçamentárias que, neste ano, contemplam: ambientação, estrutura e ressignificação de espaço do território. “Boa parte das obras que envolviam grandes intervenções estruturais foram realizadas na primeira edição do OP Educa. Agora, a comunidade escolar pode eleger outras prioridades que vão complementar ou finalizar os projetos já executados nas escolas”, explicou a Diretora do Departamento Técnico Pedagógico, Maria Aparecida da Silva, coordenadora do OP Educa.

O PROJETO
O OP Educa foi iniciado em agosto, com a mobilização dos alunos da rede municipal, que passaram por uma etapa de formação, pesquisa e diagnóstico em cada escola.

No início do mês de dezembro, a SME realizou as plenárias territoriais nas escolas municipais. Durante os encontros foram discutidas as novas prioridades de investimentos para melhoria em todas as escolas da rede. As reuniões aconteceram em três dias de encontro e contaram com a presença numerosa de alunos, familiares, conselheiros municipais, profissionais da Educação e comunidade. Também foram eleitos os representantes dos estudantes, familiares, comunidade e conselhos para a votação das propostas finais.

 Todas as propostas foram submetidas à análise de uma Equipe Técnica formada por representantes da SME e de um conselheiro de cada território. Essa comissão tem a responsabilidade de avaliar as propostas entregues à SME, em sua viabilidade técnica e financeira.
 Na Plenária Final do OP Educa, os representantes eleitos delegados de cada território socializam as prioridades deferidas e em análise, a serem realizados na área de Educação, da rede municipal de ensino de Ipatinga. Também são eleitos por aclamação os representantes do Conselho OP Educa, sendo representantes dos estudantes, da comunidade escolar e dos profissionais da educação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com