Cidades

Comunidade debate programa de coleta seletiva em Timóteo

IPATINGA – A comunidade conheceu as propostas de reestruturação da coleta seletiva de Timóteo na quarta-feira (12),  no auditório da Prefeitura de Timóteo. A reestruturação da coleta seletiva seguirá as normas do Conselho Estadual de Política Ambiental e está recebendo apoio técnico do Programa Minas Sem Lixões, da Fundação Estadual de Meio Ambiente.

Timóteo é um dos 15 municípios mineiros contemplados com esse apoio técnico em 2014. O projeto, que prevê a ampliação do Programa de Coleta Seletiva, foi apresentado pela analista ambiental da Fundação Israel Pinheiro, Andressa Rocha Lima, no pré-lançamento do programa.

De acordo com a proposta, a coleta seletiva passará a atender de forma integral seis bairros do município – Centro Norte, Cruzeirinho, Quitandinha, Santa Maria, Vila dos Técnicos e Olaria.  O programa será desenvolvido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati) em parceria com a prefeitura.  Haverá ainda pontos de entrega  voluntária (PEVs) nas regionais da cidade. A previsão é de que esse modelo amplie em até duas vezes a quantidade de materiais recicláveis recolhidos na cidade.

 O pré-lançamento do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva de Timóteo contou com a participação do representante do prefeito Keisson Drumond, procurador-geral Heyder Torre,  do secretário de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos, Marinho Teixeira, do coordenador da  Ascati, José Ozório, e do Grupo Gestor que elaborou a proposta, além de vários segmentos da comunidade. 

“A reciclagem é uma ferramenta importante que gera matéria-prima a baixo custo,  renda e reduz a poluição na natureza. Hoje, temos que associar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental”, defendeu Marinho Teixeira, frisando que é necessário investir em educação ambiental para que as pessoas reconheçam a necessidade de preservação do meio ambiente e adotem atitudes sustentáveis.

Atualmente, a coleta seletiva é feita pela Ascati e atende parcialmente 13 bairros, coletando os materiais apenas de algumas residências que aderiram ao programa. 

RECICLAGEM 
Timóteo produz, em média, 43 toneladas de lixo por dia, totalizando cerca de 1300 toneladas por mês. A Ascati, que possui 14 associados,  recicla em torno de 16 toneladas por mês. “Do lixo recolhido pela prefeitura e destinado a um aterro sanitário no município de Santana do Paraíso, aproximadamente 40% são materiais recicláveis que poderiam gerar outras 16 toneladas por mês para a Ascati”, salientou Marinho Teixeira, acrescentando que o reaproveitamento gera economia para o município, porque o pagamento é feito pela quantidade de lixo enviada ao aterro.

O coordenador da Ascati informou que com a reestruturação do programa, a entidade quer contar com, pelo menos, 20 associados para ampliar a capacidade de produção. “No mês passado, reciclamos 16 toneladas, o que gera uma renda em torno de R$ 600,00 para cada trabalhador.  Com a melhor organização das atividades propostas pelo Minas Sem Lixões e o apoio da prefeitura, teremos suporte técnico para melhorar as condições de trabalho e ampliar a produção”, disse.


José Ozório disse que os catadores da Ascati conseguem reciclar cerca de 16 toneladas de lixo todos os meses

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com