Cidades

Comunidade debate gestão do SUS

Encontros regionais, que acontecem até o dia 24 desse mês, objetivam assegurar a representatividade dos bairros na 15ª Conferência Municipal de Saúde   (Crédito: Secom PMI)

 

IPATINGA – Cerca de 150 representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, prestadores de serviços e entidades da área participaram da primeira das sete pré-conferências de Saúde. O primeiro encontro aconteceu no sábado (07), no auditório da Prefeitura de Ipatinga, quando foram eleitos os delegados das Regionais 1 e 2 e dos segmentos. Anteontem (09) foram escolhidos os representantes da Regional 3, que abrange os bairros Iguaçu, Ferroviários, Ideal, Cidade Nobre e Vila da Paz.

Os encontros regionais vão até o dia 24 deste mês. O objetivo é assegurar a representatividade de todos os bairros e segmentos da área na 15ª Conferência Municipal de Saúde, confirmada para 19 de julho, no Clube dos Pioneiros, no bairro Bom Retiro. Presidente da comissão da organizadora da Conferência de Saúde, Geraldo Campos dos Santos reforça a importância da participação social nos debates preparatórios.

As plenárias são abertas à participação da comunidade. Os delegados eleitos das nove regionais de Ipatinga e segmentos terão direito a voz e voto durante a Conferência Municipal, cujo colegiado é formado por 100 representantes dos usuários da rede municipal, indicados pelas entidades; 50 trabalhadores dos setores público e privado e outros 50, dentre prestadores de serviços, sendo 50% de delegados efetivos e 50% suplentes.

CALENDÁRIO

Ontem (10), o encontro foi realizado na Regional 4, na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no Veneza II, a partir das 19h, com representantes dos bairros Centro, Novo Cruzeiro, Veneza I e Veneza II, Morro do Sossego, Parque das Águas, Planalto, Caravelas, Jardim Panorama e Caçula. Hoje, o debate acontecerá na Regional 5, na Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho, no Canaã, também a partir das 19h, com a participação dos moradores do Canaã, Canaãzinho, Vila Celeste, Vale do Sol, Vista Alegre, Forquilha e Chácara Oliveira, Bairro das Fontes e Jardim Santa Clara. O calendário, com data e local das pré-conferências de Saúde, também pode ser consultado no Portal Cidadão (www.ipatinga.mg.gov.br).

INSCRIÇÕES
Para assegurar a efetiva participação popular, a Prefeitura de Ipatinga e o Conselho Municipal de Saúde ampliaram o prazo de inscrições para candidatos a delegados regionais. Agora, entidades representativas dos usuários tais como instituições religiosas, associações comunitárias e/ou de bairros, poderão inscrever os indicados para representar seu bairro ou segmento até o dia da pré-conferência em sua regional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com