Cultura

Comunidade conhecerá projeto de restauração do Forno Hoffmann

O Forno Hoffmann foi construído em 1945 para fabricar os tijolos necessários para a implantação da Companhia de Aços Especiais de Itabira, antiga Acesita

 

TIMÓTEO – O município de Timóteo e o Centro Universitário do Leste Mineiro (Unileste/MG) promovem um encontro técnico para apresentação do projeto de restauração do Forno Hoffmann, um dos principais marcos históricos de Timóteo. O evento acontecerá nas instalações do Forno Hoffmann na próxima quinta-feira (13), às 19h, com a presença de autoridades regionais, lideranças comunitárias e população em geral.
Na ocasião, será feito um relato sobre a atuação do município para viabilizar o projeto de transformação do Forno Hoffmann em um centro cultural multiuso. “Vamos mostrar a evolução e situação atual do projeto, que busca reforçar a identidade cultural de nosso povo, resgatando suas raízes históricas”, comenta secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Graziela Viana Ferreira. Para consolidar o projeto, o município buscou a parceria com o Unileste, um centro de excelência em educação de ensino superior.
A formalização de parceria com o Unileste, através do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em março de 2012, foi realizada para a análise do estado de conservação da unidade e proposição de medidas corretivas; o diagnóstico preliminar da instituição; e as propostas de ocupação do espaço serão apresentadas ao público no encontro. “Além de preservar o patrimônio histórico e cultural, a proposta do município é transformar o local em um centro cultural multiuso, que terá condições de abrigar grandes apresentações, exibições de filmes e outras atividades de cunho cultural e de lazer que atendam os anseios da nossa comunidade”, explica Graziela Viana.
A iniciativa tem o acompanhamento do Conselho de Patrimônio Histórico Cultural de Timóteo e do Ministério Público. “A partir do encontro acreditamos no maior envolvimento da comunidade, que poderá contribuir para traçar as diretrizes para a melhor ocupação do forno”, destaca a secretária.

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR
O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste fez o diagnóstico preliminar do estado de conservação do forno e a proposição de medidas para a restauração do bem. O relatório contém informações iniciais sobre o entorno do forno e sobre o estado dos sistemas estruturais, de cobertura, vedação, identificando o nível de gravidade das lesões existentes em peças estruturais. A proposta definitiva de revitalização do Forno Hoffmann depende da sequência dos estudos em desenvolvimento.
Estão sendo realizadas várias ações, tais como levantamentos e anastilose (catalogação de todas as peças, desmonte e identificação das mesmas para remontagem, respeitando a localização exata de origem. Trata-se de trabalhos técnicos específicos, que, além de evidenciar a evolução histórica do bem, demandam análises tais como verificações estruturais, ensaios e definições de materiais e técnicas, levantamentos ambientais e urbanísticos, entre outros.

HISTÓRIA
O famoso Forno Hoffmann de Timóteo, localizado no bairro Novo Horizonte, tem relevante papel histórico não só para a cidade, mas para todo o Vale do Aço. Foi construído em 1945 para fabricar os tijolos necessários para a implantação da Companhia de Aços Especiais de Itabira (Acesita, hoje Aperam) no município. Foi construído por operários da própria empresa e as primeiras residências nos bairros Olaria, Vila dos Técnicos e Bromélias foram construídas com tijolos produzidos no Forno Hoffmann.
Desativado há cerca de cinco décadas, o forno conta com uma área de aproximadamente 3.170 metros quadrados. De acordo com relato de moradores, o terreno onde o mesmo está instalado não possuía muros e o acesso à área era livre. Atualmente, o espaço, que já foi ocupado por uma casa noturna na década de 90, está cercado e encontra-se desativado.
O forno original ainda está em relativo bom estado de conservação, porém o telhado sofreu incêndios e desabamentos parciais que ocasionaram torções no madeiramento existente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com