Cidades

COMTUR de Belo Oriente será reativado

(Crédito: José Barbosa)

 

BELO ORIENTE – A prefeitura de Belo Oriente está se mobilizando para reativar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). O órgão é responsável pela discussão das políticas para o setor, orientação e promoção do turismo, além de administrar o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) e elaborar o calendário municipal de eventos. O conselho terá 22 membros que representam o poder público e a sociedade civil.

Para o prefeito Pietro Chaves (PDT), a volta do COMTUR possibilitará a adequação dos projetos de turismo às normas municipais, estaduais e federais. “Esta organização permitirá ao município pleitear, por exemplo, o ICMS Turístico. A nossa meta é incentivar o setor a partir de ações específicas de incremento e apoio às diversas manifestações culturais já existentes na cidade”, frisou.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Venício Gonçalves de Sena, explicou que os conselheiros, 11 efetivos e 11 suplentes, serão responsáveis por deliberar, avaliar, opinar e propor políticas públicas com o objetivo de desenvolver o setor no município. Ele espera uma participação efetiva dos representantes dos hotéis e pousadas, bares e restaurantes, atrativos turísticos, agências de turismo, transporte, comerciantes e artesãos no processo de fomento e normatização do turismo local. “A nossa expectativa é de um trabalho inovador com participação efetiva da nossa sociedade”, afirmou.

O secretário lembrou que o COMTUR foi criado pela Lei 796/2006, no segundo mandato do prefeito Pietro Chaves (2005-2009). “Como o órgão estava paralisado desde a administração anterior (2009/2012), a cidade perdeu vários repasses de recursos federais e estaduais. São recursos que poderiam ser destinados a realização de obras e ações que poderiam incentivar o crescimento do município em várias frentes. Agora isso será possível”, arrematou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com