Cidades

‘Compartilhe alegria, mas também proteção’ é o lema deste carnaval

IPATINGA – “Independente da fantasia ou destino escolhido para ‘brincar’ o Carnaval, o uso de preservativo em todas as relações sexuais é necessário e não pode ser esquecido. A folia é para todos, inclusive os soropositivos. As DST’s/Aids não escolhem etnia, orientação sexual ou credo. Não dá para identificar quem tem ou não o vírus pela aparência.” As orientações são repassadas pela gerente do Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP) de Ipatinga, Cláudia Castro. “No Carnaval a gente compartilha alegria, mas é fundamental também compartilhar proteção”, complementa.

A campanha de prevenção no carnaval 2016 de Ipatinga tem como slogan “Compartilhe proteção: Quem cuida de si, protege o outro”. Ela é uma continuidade da iniciativa lançada em 1º de dezembro (Dia de Luta Mundial de Luta contra Aids), que reforça o uso do preservativo como o cuidado mais eficaz para se proteger contra o HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). A mensagem de prevenção é reforçada nas programações de pré-carnaval e durante as festas promovidas no município.

Nesta quinta (04/) e sexta-feira (05), os profissionais do CCDIP e parceiros da Prefeitura de Ipatinga estiveram na Praça 1º de Maio, no Centro, a partir das 8h com ações educativas e distribuição de preservativos masculinos. Além disso, a programação inclui palestras, fornecimento de materiais e realização de testes rápidos por fluido oral em funcionários e representantes de empresas, entidades e grupos comunitários. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga também disponibilizam preservativos gratuitamente, e apenas para o período de Carnaval o estoque no município foi reforçado com mais de 50 mil camisinhas.
A campanha tem o apoio do Movimento de Gays e Simpatizantes do Vale do Aço (MGS) e Coletivo Bil (Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Vale do Aço). A coordenação é da Secretaria Municipal de Saúde.

SEM CAMISINHA, NÃO DÁ!
Aids, sífilis, hepatites virais, HPV e herpes são algumas doenças que podem ser transmitidas através de uma relação sexual desprotegida. O uso do preservativo é a maneira mais adequada para evitar estes males e, também, uma gravidez não desejada. A camisinha é distribuída gratuitamente na rede municipal de saúde de Ipatinga durante todo o ano. Mas não basta retirar o preservativo, carregá-lo na carteira ou bolsa e não usá-lo no momento necessário.

Expediente diferenciado nas repartições públicas:

IPATINGA
O expediente das repartições públicas municipais de Ipatinga será alterado neste feriado de Carnaval. Com o feriado nacional na próxima terça-feira (09), o ponto facultativo nas repartições públicas será na segunda e quarta-feira (08 e 10). O funcionamento dos órgãos municipais será retomado na próxima quinta-feira (11/02).

Limpeza urbana

A coleta de lixo e de entulho acontecerá de maneira regular durante todo o feriado. Os serviços de varrição de ruas e capina serão suspensos apenas na terça-feira (09/02).
 
Segurança
Os serviços de segurança pública permanecem de plantão 24 horas. Para acionar a Defesa Civil, ligue 199.
 
Saúde

Os atendimentos de casos de emergência e urgência funcionarão normalmente no Hospital Municipal, no Samu e na UPA 24 Horas. 

FABRICIANO
 A Prefeitura de Coronel Fabriciano informa que será facultativo aos servidores municipais os pontos da segunda (8) e terça-feira (9). O funcionamento das repartições públicas volta ao normal na Quarta-feira de Cinzas (10), a partir das 12h.
As Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas, mas a Unidade de Hidratação, localizada anexa ao Hospital São Camilo, funcionará todos os dias, das 7h às 19h. O atendimento é destinado às pessoas com sintoma de dengue, zika e chikungunya. Fora desse horário, a população deve se dirigir ao Hospital São Camilo, que também atenderá os casos de urgência e emergência.  
As ambulâncias vão funcionar em regime de plantão 24h. Em caso de alguma emergência, o morador deve ligar para o 192. O serviço de vigilância nos prédios públicos municipais e no cemitério será mantido.
 
Coleta de lixo e Defesa Civil
A coleta de lixo será interrompida no domingo (7), sendo realizada, normalmente, nos demais dias. Já a coleta de entulho voltará apenas na quarta-feira (10). A Defesa Civil também estará de plantão. Em caso de necessidade, basta ligar para o telefone (31) 99294-9463 (Irnac Valadares). As ocorrências também podem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros, no telefone 3846-7016, ou à Polícia Militar, pelo 190.

Horários da FSFX

Durante o feriado de Carnaval, é bom ficar atento aos horários de algumas atividades das unidades de negócio da Fundação São Francisco Xavier. No Hospital Márcio Cunha, o serviço de marcação de consultas e exames por telefone 3829-9600 e por WhatsApp não realizarão atendimento nos dias 06, 07, 08 e 09/02. Na quarta-feira de Cinzas (10), o atendimento por telefone volta a operar normalmente, a partir das 6h30. Já as marcações de consultas e exames presenciais acontecerá em horário integral o dia 06 (sábado), das 7h às 17h. Nos dias 07, 08 e 09 não haverá atendimento, retornando na quarta, a partir das 12h. Vale lembrar que os pacientes com exames agendados para os dias 08, 09 e 10 nas Unidades I e II do Hospital Márcio Cunha serão atendidos normalmente. Basta se dirigirem às salas dos setores específicos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com