Cidades

Comissão de Finanças da Câmara define cargos

Comissão de Finanças se reuniu e apreciou projetos que estavam pendentes diante do impasse em torno do presidente

IPATINGA – A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara Municipal de Ipatinga elegeu nesta segunda-feira (4) como presidente o vereador Jadson (PPS). Os vereadores Roberto Carlos (PV) e Sebastião Guedes (PT) foram eleitos, respectivamente, vice-presidente e relator. A definição dos cargos antecedeu reunião conjunta com a Comissão de Legislação, Justiça e Redação. “Fiquei feliz pelo fim do impasse com a escolha dos cargos que cada um dos vereadores irá ocupar na comissão. Como presidente trabalharei para que a comissão cumpra bem sua função legislativa; a partir de agora, caberá a cada um de nós, membros titulares desta importante comissão analisar os projetos com lucidez, transparência e efetividade, não prejudicando a gestão das políticas públicas municipais”, disse Jadson.

Todos os projetos que estavam pendentes foram analisados pela Comissão de Finanças e liberados para irem a votação no próximo período ordinário, a partir do dia 20 deste mês. Na Comissão de Legislação e Justiça, receberam parecer de constitucionalidade os projetos de lei 11, 12, 13 e 14/2013. Dois deles foram apresentados em decorrência do grande problema social e de saúde pública que se tornou o uso de crack na cidade.

O projeto de lei 14/2013 propõe alteração da Lei 1.911/02, que criou o Programa Saúde e Família em Ipatinga. De autoria do vereador Jadson, o texto visa garantir assistência médica aos internos das Comunidades Terapêuticas do Município, com acompanhamento individual a ser absorvido pelo PSF. “Tal projeto vai ao encontro do Programa Nacional de Combate ao Crack assim como à Carta Magna”, justifica o parlamentar.

Apresentado pelo vereador Ley do Trânsito (PSD), presidente da Câmara, o projeto de lei 12/2013 institui no calendário oficial de eventos do município a Semana Municipal da Luta contra o Crack, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de agosto. Entre os objetivos da iniciativa está a conscientização da população a respeito dos males extremos e danos avassaladores que o crack traz não apenas para o usuário, mas também para a família e a comunidade em geral.

Também de autoria do vereador Jadson, outro projeto que recebeu parecer de constitucionalidade nesta segunda-feira foi o de nº 13/2013, que dispõe sobre a afixação de cartazes informativos sobre os serviços sociais e psicossociais prestados pelo município de Ipatinga. Conforme o texto proposto, se torna obrigatória a divulgação dos serviços sociais e psicossociais prestados pelo município através dos Centros de Referência Especial da Assistência Social (CRAS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

O projeto pretende determinar a obrigatoriedade de afixar cartazes ou placas orientadoras nos principais prédios públicos municipais com as informações básicas sobre os serviços prestados, nome, endereço e telefone das unidades prestadoras desses serviços. “Diante da vulnerabilidade, as pessoas precisam de orientação correta e dos caminhos a seguir para aliviar ou solucionar os problemas sociais e psicossociais”, justifica o vereador em sua proposição.

O projeto de lei 11/2013, de autoria do vereador Ley do Trânsito, também deve ser levado a plenário na próxima reunião ordinária. Ele trata da regularização de imóveis construídos em Ipatinga e que atualmente são considerados irregulares. Para a concessão da anistia, os interessados deverão formular requerimento à Prefeitura. O texto prevê as condições em que o benefício deve ou não ser concedido.

DIA DA MULHER NA CMI
A vereadora Lene Teixeira (PT), foi convidada da Gerência de Integração com a Comunidade, para celebrar o momento de fé especial do Dia da Mulher, que é comemorado em 08 de março.
Lene é a única vereadora mulher da atual Legislatura e fez um momento de fé relembrando a importância de atuar junto às causas sociais e de minorias.

Em sua fala, Lene recordou a importância da mulher na Câmara. “No Legislativo, contamos com a grata surpresa de termos mulheres nos mais altos cargos da Casa. Além das que administram com zelo e carinho, temos as que ocupam cargos de chefias e fazem desta instituição uma Casa reconhecida”.
Lene Teixeira desejou a todos e às mulheres presentes no plenário, um Feliz Dia da Mulher, em meio a música Eu Quero ser Feliz Agora, de Osvaldo Montenegro.


Vereadora mirim pede volta dos radares
Ipatinga
– Os vereadores mirins se reuniram na tarde desta segunda-feira (4), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. A exemplo da última reunião ordinária, foram apresentadas diversas proposições de interesse da população trazidas pelos mirins. A principal delas e que chamou mais a atenção foi o pedido da vereadora Caroline Ketuly de reativação dos radares.

Implantado no governo do ex-prefeito Chico ferramenta, os controladores de velocidade tinham como objetivo flagrar motoristas imprudentes que dirigiam acima do limite de velocidade. Desativados pelo sucessor de Chico, o ex-prefeito Sebastião Quintão, os radares continuam desligados até hoje.

Segundo Caroline, é a única alternativa para tentar diminuir o número de acidentes com vítimas no trânsito. “Se as campanhas educativas, infelizmente, não são suficientes para acabar com a imprudência, entendemos que a fiscalização eletrônica pode ser uma importante alternativa. Muitas vezes, só a multa é capaz de inibir os motoristas e motociclistas irresponsáveis”, declarou a mirim.

Outras nove proposições foram apresentadas, sendo duas na área de educação: a substituição e manutenção dos sistemas de ventilação das escolas municipais e implantação do programa “Psicologia na Escola”, na rede municipal. Outras duas no esporte: a construção de uma pista de skate no Parque Ipanema e a implantação de um programa que incentiva a prática de esportes nas escolas.
Uma referente ao trânsito: a troca das lâmpadas dos semáforos para lâmpadas de Led.

Na saúde as propostas foram implantar na cidade um programa de tratamento para dependentes químicos e a retomada do programa de saúde bucal nas escolas da rede pública; a necessidade de estudos para a implantação de programas públicos de incentivo à utilização do transporte coletivo e de veículos alternativos e não poluentes envolvendo meio ambiente e transporte; implantação de banheiros químicos nas feiras livres da cidade na área de infra-strutura da cidade.


Para vereadora mirim, implantar o sistema é a única alternativa para evitar acidentes

PARLAMENTAR INDICA COLOCAÇÃO DE ESCADAS NAVAIS EM GALERIAS
IPATINGA
– O vereador Nilsim da Transnil (PRTB), juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros, realizou visita técnica às galerias pluviais localizadas na avenida José Cândido de Meire, no Bethânia, e na avenida Gerasa, no Canaã, no último sábado (02).

O parlamentar, após ouvir os moradores da região, propôs à Prefeitura a instalação de escadas navais, a cada 300 metros, em toda extensão dos córregos. O pedido será apresentado em plenário e enviado à Administração Municipal.
“Estou preocupado com a segurança daqueles que, eventualmente, caírem no local. Não medirei esforços para promover a prevenção de mortes, como as que já ocorreram aqui”, enfatizou Nilsim da Transnil.

Os quatro quilômetros de galerias foram construídos nas duas avenidas para escoar as águas da chuva e dos córregos Taúbas e Vagalume. Em quase toda sua totalidade, o curso dos córregos são abertos, sendo fechados apenas nas pontes que ligam ruas e avenidas.

“É comum recebermos chamados de moradores que procuram ajuda para resgatar seus animais de estimação. Após a instalação de guard-rail em toda a extensão das galerias, o problema foi minimizado, mas não acabou”, explicou o cabo Oliveira, presente à visita.

No último dia 11, duas pessoas foram vítimas de afogamento no local. O ocorrido causou comoção na região, isto porque a moradora entrou na galeria para resgatar seu cachorro e foi surpreendida pelo volume de água que aumentou de repente. Aflita, uma segunda pessoa entrou para ajudar, mas acabou morrendo também.

A filha da vítima, Patrícia Sena, explicou que próximo de onde sua mãe se afogou é comum crianças entrarem para pegar bolas que são jogadas de campos de futebol.
Segundo os bombeiros, a velocidade da água, em momentos de maior volume, pode chegar a 60 km/hora. Já a profundidade varia de 2,5 a 3 metros, dependendo do local.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com