Cultura

Comida di Buteco termina no domingo

Concurso gastronômico entra na reta final da sua primeira fase

IPATINGA – A primeira etapa do maior concurso gastronômico do país está entrando em sua reta final. As pessoas que ainda não visitaram os bares concorrentes ao título de melhor buteco do Vale do Aço têm até o próximo domingo (5), para percorrerem os bares de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo que estão nessa saborosa disputa para registrarem o seu voto.

Desde o dia 12 de abril, 17 bares da região participam do Comida di Buteco, simultaneamente com mais de 600 bares distribuídos em 21 cidades do país. Nesta primeira etapa, serão revelados os  ganhadores locais que, no mês de junho, passarão para a segunda fase do concurso, quando será eleito o melhor buteco do Brasil. “Na primeira etapa o público e um corpo de jurados avaliam os participantes em 4 quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida, sendo que o voto do público e dos jurados têm um peso de 50% cada. Já na segunda etapa, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para este momento, visita os campões de cada cidade, avaliando as mesmas categorias. Assim, no mês de julho é conhecido e premiado o melhor buteco do país”, explicou Ione Couto, coordenadora do Comida di Buteco Vale do Aço.

Este ano o Comida di Buteco comemora seus vigésimo aniversário. “São duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares”, disse Ione. “Lembramos que para participar do concurso os estabelecimentos têm que ser classificados como “espontâneos”, isto é, o dono está à frente do seu negócio, tendo a identidade do seu proprietário, e até mesmo da sua família, no dia a dia do buteco”, acrescentou.

Todos os petiscos deste ano têm um preço fixo de R$ 20,00, valor alusivo ao aniversário do concurso. “Com este valor ficou ainda mais fácil e acessível percorrer uma quantidade maior de bares. Como algumas porções são individuais, conseguimos, também, numa mesma noite fazermos um tour entre os concorrentes”, disse a estudante Lillian Almeida.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com