Cidades

Comércio só abre as portas em Ipatinga

“Aqueles que optarem por abrir seus estabelecimentos poderão ser multados”, explica Tiago Barcelos  
(Crédito: Emmanuel Franco)

 

FABRICIANO – Supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis de Coronel Fabriciano e Timóteo estarão fechados nesta sexta-feira, dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. Os sindicatos que representam os comerciantes e os comerciários nas duas cidades tentaram fechar uma negociação, através da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Feriados 2012/2013, para a abertura do comércio, mas não chegaram a um consenso. Os estabelecimentos voltam a abrir normalmente no sábado (8).
O Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço fez várias reuniões com comerciantes nas últimas semanas, discutindo o que seria melhor para o empresariado de Fabriciano e Timóteo neste feriado: abrir as portas ou manter os estabelecimentos fechados? Após ouvir pequenos, médios e grandes comerciantes, o sindicato patronal elaborou propostas e apresentou ao Secteo (Sindicato dos Empregados no Comércio de Timóteo e Coronel Fabriciano). No entanto, o que foi oferecido pelos comerciantes não foi aceito pelos comerciários. “A legislação federal vigente prevê que estabelecimentos comerciais não podem abrir nos feriados, salvo por convenção coletiva. Aqueles que optarem por abrir seus estabelecimentos poderão ser fiscalizados, multados e sofrerem com eventuais ações judiciais”, explica Tiago Barcelos, assessor de Relações do Trabalho e Sindical do Sindcomércio Vale do Aço.
Secteo e Sindcomércio divergiram em alguns pontos, sobretudo acerca de como seria feito o pagamento dos funcionários que fossem trabalhar no feriado. “Apesar das tentativas de acordo, não foi possível chegar a uma saída interessante para as duas partes, mas as negociações no que diz respeito ao funcionamento do comércio nos próximos feriados voltarão a acontecer”, afirma Tiago Barcelos. O Sindcomércio se coloca à disposição para esclarecer dúvidas dos comerciantes das duas cidades através do telefone (31) 3842-2040.

IPATINGA
Em Ipatinga, através de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada no último dia 18 de abril, ficou permitido o funcionamento de supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis nesta sexta-feira, dia 7 de setembro. A jornada máxima de trabalho permitida será de 8 horas, respeitando as turmas e turnos. Ainda ficou definido que, em 2012, os funcionários trabalharão normalmente em 12 de outubro e nos dias 2 e 15 de novembro, respectivamente, dia de Finados e Proclamação da República.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com