Cidades

Comércio de Ipatinga define horário especial para o Natal

As negociações com o Seci ficaram mais complicadas após outras entidades que representam o comércio divulgarem as datas e horários que desejavam       (Crédito: Emmanuel Franco)

IPATINGA – Após várias rodadas de negociação, os sindicatos que representam os comerciantes e os comerciários em Ipatinga assinaram, no final da tarde desta quarta-feira (5), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que define o horário especial de funcionamento do comércio nos dias que antecedem o Natal. Ficou decidido que de 17 a 21 deste mês as lojas vão abrir as portas às 9h e fechar às 20h. No sábado, dia 22, o comércio funcionará de 9h às 17h, enquanto no domingo (23) estará aberto de 9h às 14h. No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento será de 8h às 18h.

Como representante oficial do comércio varejista e atacadista de bens e serviços do Vale do Aço, o Sindcomércio é a única entidade da região que detém o direito de negociar os interesses do empresariado com os sindicatos laborais.

“Enfrentamos muitas dificuldades nas negociações que envolveram o Natal 2012 em Ipatinga, uma vez que outras entidades que representam os comerciantes divulgaram antecipadamente seus anseios, colocando na imprensa sugestões de quais os dias e horários que o comércio deveria funcionar. Isso subsidiou os sindicatos laborais, que vieram para a mesa de negociação munidos de preciosas informações”, reclama o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, informando que o mesmo está acontecendo com o Secteo (Sindicato dos Empregados no Comércio de Coronel Fabriciano e Timóteo).

Antes e durante as negociações com o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio em Ipatinga), o Sindcomércio Vale do Aço convocou sua Comissão de Negociação, formada por lojistas do mais variados segmentos. “Nos reunimos com os empresários de Ipatinga para saber deles os melhores horários para o comércio neste Natal 2012. Ao final, depois de muita negociação, o que ficou decidido teve o aval do comerciante e beneficia também os comerciários”, afirma o assessor de Relações do Trabalho e Sindical da entidade patronal, Tiago Barcelos, que ainda acrescentou:

“Para que tenhamos um Natal tranquilo e nada de errado aconteça, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Prefeitura de Ipatinga, a Câmara e as empresas de ônibus da região já receberam um comunicado do Sindcomércio e do Seci informando o horário especial de funcionamento do comércio”.

COMPENSAÇÕES

A CCT assinada pelos dois sindicatos ainda prevê que nos dias 17, 18, 19, 20, 21 e 23 deverão ser respeitadas duas horas de intervalo para repouso e alimentação. Já nos dias 22 e 24 a pausa será de uma hora.

Para compensar as horas extras trabalhadas, os comerciantes deverão dividir os funcionários em duas turmas, A e B, que vão folgar intercaladamente em 26 e 31 de dezembro e nos dias 2 de janeiro, 9, 11(Dia do Comérciário), 12 e 13 (Carnaval) de fevereiro.

O Sindcomércio e Seci lembram que a Convenção Coletiva de Trabalho não abrange supermercados, lojas de materiais de construção, auto-peças e similares, casas de noivas, casas de doces, balas, materiais para festas e similares.
A CCT completa está disponível no site do Sindcomércio: www.sindcomerciova.com.br.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com