Cidades

Comércio de Fabriciano e Timóteo tem horário especial

(Crédito: Paulo Sergio de Oliveira)

 

TIMÓTEO – Consumidores de todo o Vale do Aço terão mais tempo para ir às compras neste Dia das Mães. Após a decisão de horário ampliado nas lojas de Ipatinga, foi assinada nesta quarta-feira (7) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) definindo a abertura do comércio até mais tarde também em Coronel Fabriciano e Timóteo. Conforme acordado entre os sindicatos que representam os empresários e os empregados nas duas cidades, nesta sexta-feira (9), as lojas de rua abrem de 9h às 20h. No sábado (10), o expediente vai exceder quatro horas: de 9h às 17h.

IPATINGA

Já em Ipatinga, hoje (8) e amanhã (9), as lojas funcionarão de 9h às 20h, enquanto no sábado (10) abrem de 9h às 17h. “Fomos às ruas, entrevistamos dezenas de empresários e identificamos que 43,9% estão otimistas para o Dia das Mães, pois acreditam que este ano as vendas serão melhores que em 2013”, revela José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) Vale do Aço.

33,3% dos lojistas preveem que as vendas serão piores do que no ano passado, enquanto 22,8% estimam que serão iguais. O representante da entidade patronal ainda acrescenta: “As pessoas não deixarão de presentear, pois sabem que é uma forma de expressar afeição e respeito”.


Pesquisa realizada pelo Sindcomércio apontou as expectativas para a 2ª melhor data festiva do comércio varejista

 

Codecon orienta consumidores para compras

FABRICIANO – A procura por eletrodomésticos, perfumaria, vestuário e produtos de beleza chega a quase duplicar nessa época no ano devido às comemorações do Dia das Mães. A data é considerada a segunda melhor do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal.

A concorrência faz com que os preços oscilem muito. Por isso, é preciso pesquisar para não correr o risco de gastar mais por um produto que pode ser comprado por muito menos.
Tanta movimentação no comércio exige mais atenção dos consumidores, principalmente no que diz respeito à variação de preços e o direito de troca de peças promocionais.

Com o intuito de evitar que o consumidor seja lesado no ato da compra, a Codecon preparou uma série de dicas. Uma regra que vale para as compras em qualquer época do ano é a exigência da nota fiscal. “A nota fiscal resguarda o consumidor e comprova a data e o local onde a compra foi feita”, explica o coordenador da Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Fabriciano, Codecon, Gabriel Rezende.

VIRTUAIS

É preciso tomar cuidado também com os produtos anunciados em comerciais e panfletos. É direito do consumidor exigir que o produto adquirido seja igual ao divulgado na peça publicitária. “Esses cuidados devem ser tomados, principalmente, com as compras virtuais. E-mails trocados entre a empresa e o consumidor devem ser arquivados em caso de um possível problema com a entrega da mercadoria ou com os próprios produtos”, frisa.

Para os consumidores que vão adquirir as compras direto nas lojas, é importante verificar o funcionamento do produto no ato da compra. “Eletrodomésticos, celulares e outros produtos eletrônicos devem ser testados no ato da compra. O Código de Defesa do Consumidor resguarda o prazo de 30 dias para reclamar sobre produtos como alimentos ou de limpeza, que são produtos e bens considerados não duráveis; e 90 dias para bens duráveis”, informa Gabriel Rezende.

O consumidor precisa ficar atento quanto às formas de pagamento. Os estabelecimentos devem deixar visíveis os valores à vista e a prazo.

SERVIÇO

Em casos de dúvida ou qualquer irregularidade o consumidor pode se dirigir à Codecon, localizada à rua Ephren Macedo, nº 259, no bairro Santa Helena. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Os telefones de contato são: 3846-7707, 3841-4962 e 3842-9049.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com