quinta-feira, setembro 4, 2025
Google search engine
InícioCulturaCom eleição de Míriam Leitão, Vale do Rio Doce tem três representantes...

Com eleição de Míriam Leitão, Vale do Rio Doce tem três representantes na ABL

(DA REDAÇÃO) – Com a eleição da jornalista Míriam Leitão, o Vale do Rio Doce passa a contar com três autores na Academia Brasileira de Letras (ABL). Além dela, o escritor Ailton Alves Lacerda Krenak, conhecido como Ailton Krenak, também é natural da região. Nascido em Itabirinha, em 29 de setembro de 1953, Ailton Krenak foi eleito para a ABL em 5 de outubro de 2023, ocupando a cadeira de número 5 da Academia Brasileira de Letras, no lugar de José Murilo de Carvalho e tornando-se o primeiro imortal de origem indígena. Krenak é autor, entre outras obras, de “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo”; “O Amanhã Não Está à Venda” e a “A Vida Não é Útil”.
O jornalista e cronista Ruy Castro, 77 anos, também é do Vale do Rio Doce. O caratinguense é autor da biogafia de Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico), de Garincha (Estrela Solitária) e de Carmen Miranda (Carmen), Ruy Castro. Foi eleito para a cadeira no dia 6 de outubro de 2022, após conquistar 32 votos dos 35 votantes.
A jornalista Miriam Leitão é natural de Caratinga, onde nasceu a 7 de abril de 1953. Comentarista política da Globo, a mais nova “imortal” vai ocupar a cadeira número 7, cujo patrono é Castro Alves, e que estava ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro. Miriam é a 12ª mulher eleita para a ABL na história e a segunda na cadeira 7 – Dinah Silveira de Queiroz foi a primeira.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments