terça-feira, dezembro 16, 2025
spot_imgspot_img
InícioCidadesColetivo Roda das Pretas promove encontro comemorativo nesta quarta

Coletivo Roda das Pretas promove encontro comemorativo nesta quarta

Evento marca uma década de atuação voltada ao fortalecimento de mulheres negras e ao debate sobre raça e gênero no Brasil

FABRICIANO – O coletivo Roda das Pretas comemora, nesta semana, 10 anos de existência e atuação na promoção do diálogo, do fortalecimento identitário e da valorização das mulheres negras. Para marcar a data, será realizada a Roda Comemorativa de 10 Anos – Sobre as Dores e as Delícias de Ser Mulher Negra no Brasil, na quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, às 19h30, em Coronel Fabriciano.

O encontro acontece no Salão de Festas do Hotel Metropolitano, localizado à Rua Julita Pires Bretas, nº 644, bairro Bom Jesus, e propõe um espaço de escuta, troca de vivências e reflexão coletiva sobre os desafios, conquistas, resistências e afetos que atravessam a trajetória das mulheres negras no Brasil.

Criado há uma década, o Roda das Pretas consolidou-se como um coletivo de referência na construção de debates sobre raça, gênero, identidade, ancestralidade e direitos, com atuação contínua na formação política, no acolhimento e no fortalecimento de mulheres negras por meio da palavra, da partilha e da ação coletiva.

SIGNIFICADO

A programação comemorativa marca não apenas uma celebração simbólica, mas também a reafirmação do compromisso do coletivo com a luta antirracista, a equidade de gênero e a construção de redes de apoio, reconhecendo as dores sem perder de vista as delícias, as potências e os saberes que constituem a experiência de ser mulher negra no país.

O evento é aberto ao público interessado no tema e integra a agenda de ações que celebram a memória, a resistência e a continuidade do Roda das Pretas ao longo desses dez anos.

HISTÓRIA

Fundado em 2015, o coletivo Roda das Pretas, institucionalizado como Associação Sócio Cultural Educativa de Ação Antirracista, nasce da necessidade de criar espaços seguros de fala, escuta, fortalecimento para mulheres negras no Vale do Aço e por uma educação antirracista. Inspirado na circularidade, na ancestralidade africana e nas pedagogias da educação popular, o coletivo atua a partir da roda como metodologia política e afetiva, onde a palavra circula, as experiências são compartilhadas e o cuidado se transforma em ação política e coletiva.

Ao longo desses dez anos, o Roda das Pretas desenvolveu rodas de conversa, encontros formativos, ações culturais como oficinas de Teatro do Oprimido, performances teatrais, e atividades de incidência social, dialogando com temas como enfrentamento às violências, autoestima, identidade negra, direitos das mulheres, memória, território e resistência. O coletivo também estabelece parcerias com movimentos sociais, instituições culturais, escolas e organizações da sociedade civil.

REDE

Mais do que um espaço de debate, o Roda das Pretas se afirma como uma rede de apoio e pertencimento, onde mulheres negras constroem estratégias de enfrentamento às múltiplas opressões raciais, patriarcais e socioeconômicas e reafirmam suas existências, saberes e potências.

Celebrar os 10 anos do coletivo é reconhecer uma trajetória marcada pela persistência, pela organização coletiva e pela luta cotidiana por dignidade, justiça racial e equidade de gênero.

SERVIÇO

Roda Comemorativa de 10 Anos – Sobre as Dores e as Delícias de Ser Mulher Negra no Brasil. Dia 17 de dezembro de 2025 (quarta-feira), às 19h30, no Salão de Festas do Hotel Metropolitano

– Rua Julita Pires Bretas, 644 – Bairro Bom Jesus – Coronel Fabriciano (MG). 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments