IPATINGA – O Coletivo Favela Sitiada, idealizado e produzido pelo artista mineiro Luciano de Almeida Rocha, conhecido como Liaro, estreia o espetáculo “Favela Sitiada” nesta sexta-feira (14), no Teatro Zélia Olguin. O evento promete um show de música vibrante que apresenta ao público jovem um repertório autoral, explorando as raízes culturais do funk e do rap, gêneros marcantes na cultura popular urbana.
O espetáculo busca valorizar as manifestações culturais de rua, como o funk e o rap, reconhecidos como formas de expressão popular no Brasil. Com uma curadoria cuidadosa e um olhar social, o projeto visa promover uma reflexão e ampliação sobre o papel desses gêneros na construção da identidade cultural das
comunidades brasileiras.
OBJETIVO
O coletivo propõe debater e divulgar as diversas vertentes do funk como manifestação cultural, contando com a colaboração de diferentes artistas ligados à cena urbana em uma ampla discussão sobre a importância do funk e do rap na construção da juventude periférica, incentivando a inclusão e fomentando novos talentos além de fomentar o diálogo com o poder público sobre o papel institucional e econômico no apoio à cultura urbana, incluindo a sustentabilidade do setor.
O projeto Favela Sitiada se consolida como uma iniciativa de responsabilidade sociocultural, ao engajar jovens das comunidades na cultura e inseri-los artisticamente no mercado de trabalho. A proposta é criar uma linguagem única que expanda os horizontes do estilo funk, desmistificando sua imagem de
transgressão e ressaltando seu potencial como impulsionador de inclusão social.
O COLETIVO
O espetáculo é uma das ações do Coletivo Favela Sitiada, idealizado por Liaro, e contará com participações especiais de artistas influentes da cena local, como GRS (Gustavo Richard), Amós, Riquezin, Marlon Silva, Lk Fuzuê, Gebê, Ravim, DGold e MC Maycon. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio de recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO
Evento: Espetáculo Musical Favela Sitiada
Data: 14 e 15 de novembro (quinta e sexta)
Local: Teatro Zélia Olguin, bairro Cariru – Ipatinga, MG