Esportes

COI reconhece medalha de usipense na Olimpíada de 2008

A atleta Lucimar Moura conduzindo a Tocha Olímpica: reconhecimento tardio, após desclassificação de atleta russa

IPATINGA
– Lucimar Moura, atleta formada na Usipa e que ganhou o mundo por meio do esporte, foi reconhecida oficialmente esta semana pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como medalhista na prova do revezamento 4x100m, nas Olimpíadas de Pequim em 2008.

A usipense fazia parte da equipe brasileira que conquistou a 4ª colocação com o tempo de 43seg14, apenas alguns milésimos de segundos da terceira colocada Nigéria. O título de campeã ficou com a Rússia, seguida por Bélgica. Oito anos se passaram e antes das olimpíadas do Rio um escândalo balançou o mundo do esporte com a denúncia de que a Rússia teria um esquema que fraudava os exames de doping dos atletas do país durante as provas em Pequim.

FRAUDE
Comprovada a fraude, vários atletas foram impedidos de competir no Rio. Além disto, casos como a vitória das russas na prova de Atletismo, o revezamento 4x100m, foi averiguada. Nesta, a atleta russa Yulia Chermoshanskaya foi flagrada por doping no programa de re-exames de amostras colhidas nos Jogos de Pequim-2008 e automaticamente toda equipe foi desclassificada. Com a decisão o ouro fica para a Bélgica, prata com a Nigéria e o bronze vem direto para o Brasil.

Lucimar Moura, Rosemar Coelho, Thaissa Presti e Rosângela Santos são olímpicas, e a Usipa comemora junto, afinal Lucimar é Usipa e juntos Somos Olímpicos. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentido, é muita emoção, é como se estive lá em Pequim, vivendo tudo de novo”, afirma Lucimar.

LUCIMAR MOURA
A atleta começou a treinar na Usipa aos 14 anos, foi convidada pelo técnico Gaspar Teodoro depois de ganhar uma prova nos Jogos Escolares da região. Para treinar no clube era preciso determinação e persistência, isto porque Lucimar morava em Timóteo e precisava cumprir as obrigações, ir bem na escola e treinar horas durante toda a semana.

Com seis meses de Usipa a atleta conquistou sua primeira medalha de ouro, sendo classificada para o Campeonato Brasileiro, onde conquistou vaga para o Sul-Americano no Equador. Depois disto não teve mais espaço em seu coração para outro esporte, se apaixonou pelo Atletismo e se especializou nas provas de velocidade. Depois dos 18 anos de idades, Lucimar foi competir pelo BMF/São Paulo e daí para frente ganhou o mundo, conquistou muitas medalhas e grandes títulos como o Sul-Americano e Circuitos Internacionais. Lucimar também foi recordista brasileira e sul-americana por 12 anos nas provas dos 100m e 200m rasos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com