Cidades

Codecon orienta consumidores

(Crédito: Paulo Sergio de Oliveira)

 

FABRICIANO – Muitos consumidores já estão realizando suas compras de Natal. Por isso, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), órgão da Prefeitura de Coronel Fabriciano, divulga importantes orientações, a fim de que os consumidores não saiam prejudicados com as compras natalinas. Além de dicas de economia, uma das orientações mais importantes da Codecon é que o consumidor exija a nota fiscal.

O coordenador da Coordenadoria de Defesa do Consumidor, Tiago Gomide, revela que a primeira dica é fazer uma pesquisa de preço. “Para isso, basta ter uma lista de presentes pré-definidos e pesquisar os preços em, no mínimo, três lojas. E é possível comprar produtos similares por preços melhores. Quanto mais próximo do Natal, mais os preços tendem a subir. Por isso, quanto antes efetuar as compras, melhor”, orienta o coordenador.
Outra dica importante é exigir a nota fiscal, principalmente no caso de produtos eletrônicos. “A nota fiscal é um direito do consumidor e é essencial para comprovar a relação de consumo. Com ela em mãos, a troca se torna mais fácil e, caso o produto apresente algum problema, o consumidor terá como comprovar a compra”, acrescenta Tiago.

FORMAS DE PAGAMENTO
Na hora de escolher como pagar, prefira o pagamento à vista, pois os descontos são maiores. “Lembrando que compras com cartão de crédito e débito também são formas de pagamento à vista e não deve haver diferenciação do preço do produto. O consumidor pode exigir que o valor não seja alterado”, explica.

COMPRAS ON LINE

Em casos de compras online, o consumidor deve pesquisar o valor do produto escolhido em, pelo menos, três sites. Também é importante verificar o prazo de entrega definido. “Alguns sites prometem o produto em certo prazo e, por conta da demanda do mês de dezembro, não conseguem fazer a entrega no prazo estipulado. É importante que esse prazo fique muito claro no momento da compra, para que o consumidor não corra o risco de passar o Natal sem o produto comprado”, alerta.

Caso o consumidor não agrade do produto quando ele for entregue, mesmo que não haja defeito, o comprador tem o direito de pedir o cancelamento da venda. “Isso só é possível para compras online ou por telefone. O consumidor tem até sete dias, a partir da data da entrega, para pedir a restituição do valor e devolver o produto. Já para as compras feitas direto nos estabelecimentos comerciais, a troca só é garantida se o produto apresentar algum defeito”, detalha o coordenador da Codecon.

SERVIÇO
A Codecon fica na rua Ephren Macedo, nº 259, no bairro Santa Helena. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O telefone é 3846-7707.

 

Shopping tem horário especial de fim de ano

Dia 8/12 – Domingo

Lojas do mall – das 12h às 18h.
Praça de Alimentação – das 11h às 22h

Dia 13/12 ao dia 23/12
Lojas do mall e Praça de Alimentação – das 10h às 23h.

Dia 15 de dezembro
Lojas do mall – das10h às 20h.
Praça de Alimentação será de 10h às 22h.

Dia 25 de dezembro
Praça de Alimentação: Facultativo
Horário de funcionamento do cinema será normal após as 18h.
As demais dependências do Shopping do Vale estarão fechadas.

Dia 31 de dezembro

Lojas do mall e Praça de Alimentação das 10h às 18h.
O horário de funcionamento do cinema será normal após as 18h.

Dia 01 de Janeiro
Praça de Alimentação: facultativo
Horário de funcionamento do cinema será normal após as 18h.
As demais dependências do Shopping do Vale estarão fechadas.

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