Cultura

Cocais realiza Festa de Nossa Senhora Aparecida do Rosário

FABRICIANO – A comunidade Nossa Senhora Aparecida, localidade de Bertoldo, realiza neste domingo (20), a Festa de Nossa Senhora Aparecida do Rosário. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura.

As celebrações começam às 9h, com um café da manhã, e mais tarde, por volta das 16h, acontece a tradicional troca de coroas do rei e da rainha, e depois o encerramento com sorteio dos envelopes de doação e da rifa. A programação inclui apresentação típica e cultural do local, inclusive com a presença dos marujos. Confira a programação não final da matéria.

A valorização do patrimônio nas comunidades é uma ferramenta de desenvolvimento social, que por consequência, mantém a tradição dos lugares. A Festa do Rosário é uma manifestação religiosa que mostra o sagrado da comunidade que é importante para que as pessoas ali se sintam respeitadas.

“Em relação ao turismo, faz com que o turista vivencie uma experiência local, entendendo como vivem aquelas pessoas na comunidade e participando daquela tradição. É importante que os eventos aconteçam, que tenham apoio e o prestigio de toda a comunidade participando lá”, afirma a Gerente de Turismo, Betinna Tassis.

Para o Padre Thiago Rodrigues, a festa é um momento de lembrar as raízes, momento aquilo que a gente é enquanto dado de devoção cultural. “A gente convida o nosso povo para celebrar as suas raízes, para lembrar-se de onde viemos e para fazer disso um dom às novas gerações. São valores carregados de humanidade e que não se pode deixar cair ou deixar no esquecimento. Valores de agregação de encontro, de partilha, de vida que a gente celebra nessas ocasiões”, conclui.

PROGRAMAÇÃO

09h – Café da manhã

10h – Levantamento de Mastro

11h – Terço Mariano (com terço dos homens)

12h – Almoço comunitário

14h – Procissão

15h – Santa Missa

16h – Troca de coroas

Sorteio dos envelopes de doação e da rifa

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com