Cidades

CMI dá mais um passo rumo ao ISO 14001

O Legislativo ressalta que o envolvimento e o comprometimento do servidor foram fundamentais para a obtenção do documento

 

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga recebeu nesta terça-feira (21) o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento é fundamental para a obtenção do selo de qualidade ambiental ISO 14001 – que está sendo buscado pela instituição. Com posse do AVCB, o próximo passo da Câmara é marcar a auditoria de recomendação com a certificadora.
O prédio, que é a quinta sede na história do Legislativo, passou por inúmeras readequações para atender às exigências do Corpo de Bombeiros antes da emissão do AVCB. Com 5 andares e abrigando cerca de 200 servidores, dentre eles vereadores e assessores, sem contar com o grande número de pessoas que vêm até a instituição diariamente, a sede está apta e adequada, caso haja, porventura, um incêndio, princípio de tumulto ou pânico, e haja a necessidade de evacuação de pessoas.
“Não basta ter uma sede, é necessário que ela esteja em conformidade com os pré-requisitos legais exigidos pelas normas de segurança e não medimos esforços para adequar a instituição à segurança, porque a Câmara dá mais um exemplo de responsabilidade social e comprometimento com a segurança de servidores e usuários; tudo isso dentro de uma gestão de excelência, já certificada de excelência de qualidade, por meio da ISO 9001”, disse o presidente da instituição, Nardyello Rocha.
Para o superintendente da instituição, Lúcio Aguiar, o AVCB não é algo tão simples de ser obtido. “No caso da Câmara, foram instalados novos corrimões e guarda corpos, instaladas placas de identificação e sinalização em todo o prédio, regulagem e mudança das dobradiças das portas corta fogo, aumento das lâmpadas de emergência, novos extintores de incêndio, instalação de 5 novos pontos de hidrantes, criação da brigada contra incêndio e nova iluminação no estacionamento da Casa, localizado no subsolo da Câmara”, explicou Lúcio.
O coordenador da qualidade da Câmara, Fabrício de Assis Aguiar, explica que não foi apenas o ato de implantar e instalar equipamentos. “Projetos foram necessários antes das mudanças. A Câmara contratou engenheiros credenciados no Corpo de Bombeiros para fazer os projetos de mudança.”
O capitão responsável pela 2ª CIA BM de Ipatinga, Jefferson de Oliveira Silva, disse que a instituição que tem AVCB demonstra compromisso em preocupação com seus frequentadores. “O órgão que cumpre as exigências e tem AVCB demonstra zelo não apenas com os que trabalham na organização, mas com seus visitantes, uma vez que se torna apto a auxiliar o CB em caso de incêndio”, disse Jefferson.

MUDANÇAS
Vale salientar que o envolvimento e o comprometimento do servidor foram fundamentais para a obtenção deste documento. Um grupo de 22 brigadistas foi criado. Esses profissionais, servidores da instituição, fizeram um curso ministrado pelo próprio Corpo de Bombeiros. O brigadista se torna apto a socorrer e intervir nas situações de incêndio, identificar situações de emergência, acionar o alarme e Corpo de Bombeiros, cortar a energia elétrica quando necessário, realizar os primeiros socorros, controlar o pânico, guiar a saída das pessoas para o abandono da área e combater princípio de incêndio.
Uma bomba de contenção foi comprada e instalada na caixa d´água do prédio. Isso quer dizer que 30% da água armanezada na caixa de água da instituição fica guardada para uso, caso haja necessidade de apagar focos de incêndio, garantindo a segurança até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Corrimões e guarda corpos foram instalados também nas escadas de emergência e no quinto andar da instituição para dar segurança aos profissionais da limpeza.

ÁGUA
A Câmara providenciou análise de água para saber o nível de potabilidade. As amostras foram feitas por andar, e todas elas receberam avaliação de nível adequado para o consumo. Também houve implantação de coletas seletiva de lixo e mudanças comportamentais que estão sempre sendo revistas, através de treinamentos, pela Gerência de Recursos Humanos, para que o servidor possa dar o melhor de si e receber, ao mesmo tempo, o melhor que a instituição pode oferecer.

 


O prédio passou por inúmeras readequações para atender às exigências do Corpo de Bombeiros antes
da emissão do AVCB

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com