Cidades

CMI aprova mais 170 cargos na Educação

Crédito : ACS/CMI

IPATINGA – A Prefeitura Municipal poderá criar mais 170 cargos na área de Educação para a contratação de professores assistentes. O projeto que cria os cargos, a serem preenchidos por concurso público, foi aprovado nesta quinta-feira (22/01) pelos vereadores, em segunda votação, por 18 a 0, e vai ajudar a reforçar a educação básica no município.

São 60 cargos de assistentes da Educação Básica, para os quais se exige o Ensino Médio; 60 de assistentes de Educação Infantil, para profissionais com Ensino Médio completo e experiência de dois anos; 40 de assistentes de biblioteca escolar, cuja exigência é de Ensino Médio na modalidade Normal ou Magistério; e 10 de analistas de Educação, cargos de nível superior (Pedagogia, Normal ou licenciatura).

ATENDIMENTO
A vereadora Lene Teixeira foi à tribuna da Câmara para elogiar essa “importante iniciativa da atual Administração Municipal que vai melhorar ainda mais o atendimento às crianças na faixa etária de 4 e 5 anos”. Conforme a vereadora do PT, “a cidade vai avançar ainda mais na educação de qualidade para as nossas crianças”.

O presidente da Câmara, Sebastião Guedes, esclarece que a criação desses cargos vai permitir que sejam preenchidas todas as vagas em aberto nas escolas, além de garantir profissionais para as 10 Creches Municipais ProInfância que serão construídas pela Prefeitura de Ipatinga, três delas com obras já em andamento.

Guedes explica que a incorporação dos alunos de 4 e 5 anos de idade na rede municipal e a ampliação da educação em tempo integral exigirão a contratação de mais profissionais. “A intenção é reforçar o corpo técnico das escolas, evitando sobrecarga de trabalho dos professores e equipes diretivas, e, principalmente, melhorar e ampliar o atendimento às crianças e adolescentes”, ressalta o vereador.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Outro projeto relacionado à área de Educação aprovado por unanimidade pelos vereadores é o que cria o Polo de Apoio Presencial à Educação a Distância de Ipatinga, que já funciona na prática nas dependências da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro. Nesta sexta-feira (23/01), o projeto volta ao plenário para segunda votação, em nova reunião extraordinária convocada para as 14 :00h.

O Polo de Apoio Presencial foi implantado em 2007, oferecendo uma série de cursos a distância, em diversas áreas profissionais, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com a aprovação do projeto pela Câmara, o polo poderá ser transformado em Unidade Executora e captar mais recursos públicos para a implantação de novos cursos de nível superior, totalmente gratuitos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com