Cidades

Cirurgia de catarata beneficia mais de 400 fabricianenses

FABRICIANO – Neste sábado (6), mais 30 cidadãos de Coronel Fabriciano que sofrem de catarata passarão por cirurgia e tratamento gratuito. A iniciativa consiste num convênio da Prefeitura de Coronel Fabriciano com o Hospital São Sebastião, de Sabinópolis. Somente de janeiro a março deste ano, mais de 400 pessoas já foram atendidas, o que corresponde a mais de 130 cirurgias por mês.

Como as cirurgias são realizadas em Sabinópolis, os pacientes são atendidos dentro do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Todos os atendidos têm as despesas – como assistência pré e pós-operatória, disponibilização de colírios e estadia – custeadas pelo programa. Já no período de revisão, o profissional de Sabinópolis vem ao município, todo mês, para avaliar os resultados da cirurgia. Cada paciente também é contemplado com um frasco de colírio usado durante o período de recuperação.

GRATUITA
“Uma cirurgia de catarata está orçada, atualmente, em R$ 1.800, em média. Desde 2010 ofereceremos esse serviço à população gratuitamente”, destaca o secretário de Saúde, Rubens Castro. Os interessados em fazer a cirurgia devem consultar com um médico do Sistema Único de Saúde (SUS), para em seguida, caso haja necessidade de operação, serem encaminhados Ceps.

O convênio entre as prefeituras de Fabriciano e Sabinópolis foi firmado em 2007, com o objetivo de zerar a demanda do município, que na época, era de dois mil pacientes. Graças às intervenções cirúrgicas, esses pacientes foram tratados e outros 1.500 também foram submetidos às cirurgias. De 2009 a 2012, mais de 1.600 pacientes foram beneficiados.

CATARATA
A catarata é uma doença que interfere na absorção de luz por parte do olho, o que ocasiona uma visão borrada. O portador também pode se sentir incomodado ao ter contato com luz forte. Entre as causas da doença, destacam-se má alimentação, estresse e exposição excessiva aos raios ultravioletas. Além disso, estima-se que cerca de 50% das pessoas acima de 55 anos desenvolvam a catarata. Não existe medicamento para curar a doença. O único tratamento conhecido atualmente é a cirurgia.


Como as cirurgias são realizadas em Sabinópolis, os pacientes são atendidos dentro do programa de
Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com