Cidades

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é tema de encontro no HMC

Os cirurgiões buco-maxilo-faciais do HMC, Teresa Rodrigues Sérgio e Michel Campos Ribeiro (à esquerda), receberam o especialista da USP, Marcelo Azenha (ao centro) e representantes da Synthes     (Crédito: Sérgio Roberto)

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha (HMC) foi palco pela primeira vez da Reunião Científica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Vale do Aço, que, em sua quarta edição, reuniu cirurgiões dentistas clínicos e especialistas, além profissionais da saúde de outras áreas. O evento, promovido em parceria pelo HMC e pelo Centro de Odontologia Integrado (COI), com apoio da Synthes, trouxe a Ipatinga o doutor e mestre no assunto pela Universidade de São Paulo, Marcelo Azenha.

“Apresentando diversos casos clínicos e abordando métodos diferentes de diagnóstico e tratamento, com técnicas mais atuais, o palestrante trouxe conhecimentos que irão somar à nossa prática diária no consultório, no hospital e na melhoria da qualidade assistencial aos nossos pacientes”, resume o dentista do COI e cirurgião buco-maxilo-facial do HMC, Michel Campos Ribeiro.

ÁREA DE ATUAÇÃO
Muita gente não sabe, mas esta é uma área da Odontologia que se destaca por realizar diversos e complexos atendimentos dentro do ambiente hospitalar. “O cirurgião buco-maxilo-facial trabalha desde cirurgias pequenas em consultório, como a extração de um dente siso, por exemplo, até cirurgias hospitalares, como traumas de face”, explica Michel Ribeiro.

No Hospital Márcio Cunha, a atuação dos profissionais desta área compreende ainda as cirurgias ortognáticas, que são feitas em pessoas com crescimento da face desorganizado para correção dos ossos maxilares e posição dos dentes, seja por questões funcionais e/ou estéticas. E também em cirurgias para remoção de tumores relacionados aos dentes e/ou ossos da face. Em todos esses casos, o cirurgião dentista buco-maxilo-facial atua de forma semelhante a um médico cirurgião, mantendo sob sua responsabilidade toda a conduta do paciente. Atualmente, o HMC possui cinco cirurgiões buco-maxilo-faciais em seu corpo clínico, sendo referência neste tipo de cirurgia para a população de mais de 35 municípios da região Leste de Minas Gerais.

RECONHECIMENTO
Na próxima quinta-feira (15), o cirurgião buco-maxilo-facial Michel Campos Ribeiro apresentará um importante caso diagnosticado tratado no Hospital Márcio Cunha por ele e pelo também cirurgião buco-maxilo-facial, Rafael Ângelo Soares Vieira, em Belém (PA), durante o segundo maior congresso nacional de especialistas da área, o VIII Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (ENNEC).

Em março deste ano, a paciente, uma menina de cinco anos, apresentou uma lesão na maxila, seio maxilar e osso da maçã do rosto no lado direito, provocada por um tumor raro, denominado Fibroma Ossificante Juvenil. Apesar de benigno e diferente de um câncer, o tumor era considerado muito agressivo e extremamente complicado de se tratar. “Para isso, nossa equipe utilizou técnicas específicas e inovadoras de acesso cirúrgico, por se tratar de um tratamento agressivo, muito invasivo em um paciente frágil. A estrutura do Hospital Márcio Cunha foi fundamental para que a cirurgia e recuperação na UTI Pediátrica fossem realizadas com sucesso”, resume.

Passados oito meses, o estado de saúde da criança hoje é considerado ótimo. Por meio do acompanhamento da equipe, exames de tomografia constatam tumor foi totalmente eliminado, sem reincidências. Para a reabilitação oral e estética da paciente, foi fabricada uma prótese dentária, pela Faculdade de Odontologia da UFMG, que será trocada de tempos em tempos, até o final da fase de crescimento da menina, na adolescência. Após esta etapa, ela ainda passará por cirurgias de reconstrução de osso, gengiva e implantes dentários. “É muito gratificante podermos contribuir com nossos conhecimentos científicos e profissionais, para que pessoas se beneficiem e tenham melhor qualidade de vida. Eu e o Dr. Rafael nos sentimos orgulhosos e honrados por podermos fazer parte da vida desta querida criança”, completa Michel Ribeiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com