Cultura

Circuito Usiminas de Cultura movimenta Ipatinga e Paraíso

IPATINGA – O Circuito Usiminas de Cultura chega a Ipatinga, de 11 a 16 de abril, e a Santana do Paraíso, de 13 a 16 de abril. Oficinas, espetáculos e cinema integram a programação, que é totalmente gratuita. Em Ipatinga, as atrações serão realizadas no Centro Cultural Usiminas, e em Santana do Paraíso, nas escolas e na Praça da Matriz, no Centro da cidade.

TEATRO DE BONECOS
As atividades começam com a Cia. Articularte (SP), considerada uma especialista no Brasil em Teatro de Bonecos. No dia 11/4, os integrantes ministram a oficina “Confecção de bonecos e movimentos”, no Centro Cultural Usiminas, das 18h às 22h. A proposta é criar bonecos e cenas em exercícios que são verdadeiros espetáculos.

OS MODERNISTAS
Entre os dias 12/4 e 14/4, a companhia paulista apresenta no Teatro do Centro Cultural Usiminas a Trilogia “Os Modernistas”, com atrações que vão abordar de maneira lúdica histórias inspiradas na vida e obra dos principais nomes do Movimento Modernista Brasileiro. Os espetáculos “Portinari Pé de Mulato” (12/4), “A Cuca Fofa de Tarcila” (13/4) e “O Trenzinho Villa Lobos” (14/4) serão apresentados às 9h e 14h para escolas e às 19h para o público em geral, com retirada de ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Este ano, o Circuito traz como diferencial em sua programação a oficina “Educação Patrimonial”, que vai estimular o resgate da memória, fomentar a diversidade cultural e fortalecer as identidades locais. A oficina, ministrada pelas pesquisadoras Andréia Menezes De Bernardi e Carolina Dellamore, irá oferecer subsídios para que os professores sejam agentes multiplicadores. Para estruturar as oficinas, as pesquisadoras estiveram em Ipatinga e Santana do Paraíso coletando informações para a elaboração de um material didático específico para cada município.

A proposta é despertar o interesse e estimular o estudo da história, patrimônio, meio ambiente, tradições, identidade e cultura local. A atividade é voltada para profissionais de educação e da cultura interessados em ações educativas e será ministrada no Centro Cultural Usiminas, nos dias 12/4 e 13/4, das 18h às 22h, e em Santana do Paraíso, nos dias 13/4 e 14/4, na Escola Municipal José Dias Bicalho Filho, das 7h30 às 11h30.

ESCOLAS E PRAÇAS

Em Santana do Paraíso, escolas municipais vão receber o espetáculo “As Aventuras de Super-Quixote”, do Coletivo Aberto, de Ipatinga, nos dias 14/4 e 15/4, além de contação de história com a atriz Raquel Vieira. No dia 15/4, o espetáculo será apresentado para a comunidade, às 15h30, na Praça da Matriz. Ainda no dia 15, a Cia. Circunstância (BH) apresentará a peça “De Malas às Artes”, na Praça da Matriz, às 20h.

CINEMA E TEATRO
Quatro atrações marcam o encerramento do Circuito Usiminas de Cultura. Em Ipatinga, no dia 15/4, o filme “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de 2016 na categoria de melhor longa de animação, será exibido no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, às 20h. No dia 16/4, o espetáculo “De Malas às Artes” se apresenta no mesmo espaço, às 19h.

Em Santana do Paraíso, o projeto se despede da comunidade com duas atrações na Praça da Matriz. Às 17h, o Espaço Cultural Casa Laboratório, de Ipatinga, encena a comédia “A Mulher que Vendeu o Marido por R$ 0,99” na Praça da Matriz. Às 20h30, a população também poderá assistir ao longa “O Menino e o Mundo”.
Mais informações sobre a programação estão no site www.circuitousiminasdecultura.com.br ou pelo telefone 31.3822.3031. Inscrições e informações sobre as oficinas pelo telefone 31.3824.3731.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com