Cultura

Circuito de Literatura do Clesi abre inscrições

Além do Circuito de Literatura, Clesi participa de diversas atividades para fomentar a leitura na região

 

IPATINGA – Com o objetivo de fomentar e estimular a criação literária, mineira e brasileira, o Clube dos Escritores de Ipatinga informa que estão abertas as inscrições para o 12º Circuito de Literatura, composto pelos concursos: 27º Festival Estadual de Poesia; 11º FESP Destaque Infantojuvenil; 10º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga; 4º Concurso Nacional de Contos; 9º Concurso Regional para Edição de Livros – Literatura Adulta e 4º Concurso Regional para Edição de Livros da Série Giro-Lê.
Patrocinado pela Usiminas, com apoio do Usicultura e incentivo do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Clube dos Escritores de Ipatinga vem fomentando a produção literária não só de escritores mineiros, mas também de outros estados da Federação. O Prêmio Nacional de Poesia e o Concurso Nacional de Contos têm recebido obras de vários estados. Na última edição foram premiados autores vindos de São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, é claro.
O Festival Estadual de Poesia, carro chefe da entidade desde sua fundação, entra este ano em sua 27ª edição. São vinte e sete anos, recebendo poemas vindos de vários municípios mineiros. Para crianças e adolescentes, o circuito conta com o FESP – Destaque Infantouvenil, nas categorias 08 a 11 anos e 12 a 15 anos. A cada ano cresce o número de escolas que incentivam seus alunos a inscrever seus poemas nesta categoria. Outra ação realizada pela entidade, para incentivar a produção desta faixa etária, é o Circuito de Palestras nas escolas, sempre com presença de um autor regional. No último mês de junho, o Clesi promoveu, na Biblioteca Central de Idéias, uma oficina de Trovas e Quadrinhas, voltada para alunos do ensino fundamental.
Para autores residentes no Colar Metropolitano do Vale do Aço, o Circuito edita o 9º Concurso Regional para Edição de Livros, literatura adulta e infantojuvenis, da Série Giro-Lê. Para a literatura adulta o gênero é livre, para a infantojuvenil, nesta edição será contemplada a categoria fábulas.
Além dos prêmios em dinheiro os vencedores recebem troféus e certificados e participam das publicações editadas pelo Clesi, ao longo da realização do Circuito.
O regulamento completo encontra-se disponível no site www.clesi.com.br. Informações podem ser obtidas pelos emails clesi@clesi.com.br ou clesi.ipatinga@terra.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com