Cultura

Cine Praça reúne mais de 800 pessoas em BO

(Crédito: Grão Fotografia)

 

BELO ORIENTE – Uma ação diferente despertou a curiosidade dos moradores de Belo Oriente. Mais de 800 pessoas participaram do projeto Cine Praça Brasil, que percorreu as praças dos principais bairros da cidade com exibição de filmes nacionais. A proposta, segundo o produtor Éderson Caldas é favorecer o acesso da população à produção cinematográfica, estimulando o diálogo e a reflexão sobre os temas abordados nos filmes, de modo que o público possa incorporá-los ao seu repertório cultural.

O projeto, que tem o patrocínio da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o objetivo de apresentar a linguagem audiovisual e criar espaços especiais para sessões de cinema levando cultura e entretenimento nas praças públicas da cidade. “Esta é uma oportunidade de reunir as famílias em um grande encontro de boas histórias ao ar alivre, possibilitando o encantamento e a magia que o cinema permite”, completou a Analista de Relações Institucionais do Instituto Cenibra, Márcia Rocha.

DE PERTO
Para a dona de casa Leane de Souza, moradora do distrito de Bom Jesus do Bagre, a iniciativa do cinema na praça é alternativa de lazer para a população. “Através desta ação, realizei meu sonho de saber como é ver um filme numa tela de cinema e ainda melhor, com meus filhos”, explica.

Além disso, o projeto irá possibilitar aos alunos das escolas públicas da cidade a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais do universo do cinema. Ao todo 20 alunos, com representantes de todos os distritos, participarão da oficina “Direção para Iniciantes”, que terão aulas teóricas e produzirão um vídeo-documentário sob a direção do professor e cineasta Sávio Tarso. “A proposta é incentivar o processo de criação dos alunos, com aulas expositivas teóricas sobre os conceitos básicos da linguagem do cinema e também aulas práticas”, destacou o produtor Éderson Caldas.

O Cine Praça Brasil conta com parceria da Prefeitura de Belo Oriente e apoio da Vídeo Plus e Instituto Cenibra. Mais informações pelo contato: (31) 9682-7374


PROGRAMAÇÃO

BELO ORIENTE
09 DE ABRIL – 20h
SESSÃO DE CURTAS
Praça Severo Lourenço da Costa (Praça do INSS)

CACHOEIRA ESCURA

11 DE ABRIL – 20h
5 X FAVELA AGORA POR NÓS MESMOS
Praça dos Correios

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com