Cidades

Cidades se mobilizam para Dia D contra a gripe

IPATINGA – Neste sábado (9), todas as 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga funcionarão em horário especial, das 8h às 17h, para a vacinação contra a gripe. No município, pelo menos 200 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão envolvidos no Dia D da campanha. O objetivo é garantir a proteção para o público-alvo, além de evitar filas nas unidades de saúde durante a semana.

Devem ser imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pacientes de doenças crônicas não-transmissíveis ou em condições clínicas especiais. Estes grupos estão mais suscetíveis a sofrer complicações por gripe, em caso de exposição ao vírus. Trabalhadores da área da saúde (rede pública e privada) também têm direito à vacina, desde que comprovada atuação na área.

A vacina é segura, praticamente não tem efeito colateral e protege contra os três tipos vírus de gripe, inclusive contra o H1N1 (Influenza), que é altamente infeccioso. É necessário apresentar o documento pessoal com foto e cartão de vacinas.


Em Belo Oriente, a meta este ano é vacinar cerca de 5,3 mil pessoas que integram o público alvo da campanha

Belo Oriente também intensifica campanha

BELO ORIENTE – Acontece neste sábado (9), de 8h às 17h, o “Dia D” de Mobilização e Vacinação contra a gripe no município de Belo Oriente. A campanha teve início na última segunda-feira 4 e vai até o dia 22 de maio. As doses da vacina estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) da Sede e nos distritos de Bom Jesus do Bagre, Cachoeira Escura e São Sebastião de Braúnas. Além disso, equipes de saúde estão aplicando a dose na casa dos pacientes que por algum motivo não podem ir a um posto de saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Delosmar Lopes de Aquino, a meta este ano é vacinar cerca de 5,3 mil pessoas que integram o público alvo da campanha. Este grupo é composto por crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com mais de 60, trabalhadores da área da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

Delosmar destacou que a vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com