BH – Com inscrições gratuitas, Encontro Regional tem como foco central a formação e qualificação dos servidores municipais, na área de cultura e turismo
Objetivando estar cada vez mais próxima das gestões de suas cidades filiadas, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais lança seu Encontro Regional em 2025, visando qualificar, compartilhar experiências e buscar novas oportunidades e perspectivas para suas cidades.
O primeiro Encontro Regional da entidade terá como palco São João del-Rei, cidade histórica que vem se destacando nos últimos tempos como referência na cultura e no turismo do Estado de Minas Gerais. Todo o evento conta com o apoio da prefeitura de São João del-Rei e das cidades parceiras de Prados e Tiradentes.
ENCONTRO REGIONAL
Com eventos trimestrais e itinerantes, a Associação busca com essa iniciativa decentralizar e interiorizar cada vez mais suas ações, se aproximando das gestões municipais em todo o Estado, trazendo para as cidades históricas novas perspectivas e apresentando tendências mundiais para o desenvolvimento do turismo local e regional, além do compartilhamento de projetos, experiências e novas gestões.
O foco dos encontros – realizados sempre em dois dias – é a formação e uma qualificação ainda maior dos gestores municipais, buscando sempre o desenvolvimento e o aprimoramento do turismo em cada cidade e região, conjugando com a potencialização de seus atrativos naturais, culturais, históricos, religiosos e culinários, além da preservação de seu patrimônio material e imaterial, e a divulgação permanente do destino turístico Cidades Históricas mineiras.
Os encontros regionais abordarão sempre as questões técnicas e legais das administrações municipais, focadas nas questões administrativas, além das leis de incentivo, ICMS do Patrimônio Cultural, questões legais e enquadramento de projetos de lei, entre outros temas de interesse comum das cidades históricas, como o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade; acessibilidade e a implantação do turismo de base comunitária.
OFICINA DE SINEIROS
Destaque do Encontro Regional será a ‘oficina de sineiros’, ofício preservado e registrado como bem imaterial do município de São João del-Rei, referência em todo o Estado de Minas Gerais. Para a realização da oficina, as cidades históricas estão enviando sineiros de seus municípios, para se aprimorarem nas técnicas e toques preservados em São João e assim formarem novos sineiros em suas cidades históricas e distritos, preservando a cultura dos sinos em Minas Gerais.
Outro destaque do Encontro será a assinatura do convênio com seis municípios históricos que farão parte do seleto grupo de cidades que compõem a Associação, sendo os municípios de Couto de Magalhães de Minas e Datas, no Vale do Jequitinhonha; Piranga na Zona da Mata Mineira; Grão Mogol, no Norte de Minas e Nova Lima e Raposos, na região Central do Estado.
Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais foi fundada em 2003 e hoje atua com 36 municípios mineiros. Os municípios pertencentes à Associação das Cidades Histórica de Minas Gerais somam juntos mais de 50% do patrimônio histórico tombado no Brasil. Entre seus municípios estão três Patrimônios Culturais da Humanidade tombados pela UNESCO: Os centros históricos de Diamantina e Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas.
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e em 2005 foi reconhecida como de utilidade pública pelo Estado de Minas Gerais.
Municípios Integrantes da Associação das Cidades Históricas
Baependi – Barão de Cocais – Bom Jesus do Amparo – Brumadinho – Caeté – Catas Altas – Cataguases – Conceição do Mato Dentro – Congonhas – Couto de Magalhães de Minas – Datas – Diamantina – Diogo de Vasconcelos – Grão Mogol – Itabira – Itabirito – Itapecerica – Januária – Lagoa Santa – Mariana – Nova Lima – Ouro Branco – Ouro Preto – Paracatu – Piranga – Pitangui – Prados – Raposos – Sabará – Santa Bárbara – Santa Luzia – São Gonçalo do Rio Abaixo – São João del-Rei – São Thomé das Letras – Serro – Tiradentes
SERVIÇO
Dias: Quinta-feira (22 de maio) e sexta-feira (23 de maio)
Local completo: Rotunda de São João del-Rei – Centro
Inscrições gratuitas para representantes de municípios associados; vagas limitadas para ouvintes externos.
Contato da organização: cidadeshistoricasdeminas@gmail.com | (31) 98671-5638.