Coronel Fabriciano realiza neste sábado (9) o Dia D de combate ao Aedes aegypti, que começará com uma caminhada às 8h30 pelas ruas do centro. A mobilização é promovida pela Secretaria de Governança da Saúde, através da Gerencia de Vigilância em Saúde, visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. A concentração para o evento será no Centro da cidade, próxima à rotatória do Chiquinho Sorvetes (Antigo Barrilzinho).
Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o período entre novembro e maio se torna favorável para a proliferação do Aedes aegypti. Segundo dados da Secretaria de Governança da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, o município registrou 4.427 casos de dengue e 10.521 de chikungunya entre janeiro e outubro deste ano. Os números refletem os casos notificados pelos
LIRA
Desde o dia 4 de novembro, a Prefeitura realiza o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que segue até o dia 8. Essa ação identifica as áreas com maior infestação, direcionando as atividades de combate. Segundo Paola Barbosa, veterinária da Secretaria de Governança da Saúde, os bairros com maior índice de infestação receberão mutirões a partir de 22 de novembro. “Vamos entregar sacolas para que os moradores recolham materiais inservíveis que possam acumular água. Além disso, vamos iniciar a aplicação de fumacê nas áreas notificadas e próximas aos córregos”, explica Paola.
TIMÓTEO
A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo também preparou uma ampla Mobilização Social para o Dia D, que acontece neste sábado (9), no bairro Bela Vista. A atividade visa ampliar a atuação do município em relação ao enfrentamento das arboviroses como dengue, zika, Chikungunya e febre amarela e abrangerá os bairros com índices de infestação mais elevados, como Jardim Vitória, Ana Moura Cachoeira do Vale até o final de dezembro. As ações do “Dia D” do bairro Bela Vista serão realizadas no horário de 8h às 12h, e incluirão mutirão de vistoria com caminhões para a coleta de inservíveis (copos descartáveis, tampas, latas, vidros) e ação de mobilização dos moradores contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.