Veja locais, ruas interditadas e logística dos desfiles em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo
VALE DO AÇO – Ipatinga se prepara para celebrar o 203º aniversário da Independência do Brasil com um grande desfile cívico-militar no próximo domingo (7), a partir das 8h30, no Parque Ipanema, reunindo escolas, entidades e instituições civis e militares no seu principal cartão-postal, o Parque Ipanema.

INTERDIÇÃO
Para garantir a montagem das estruturas e a segurança do público, a avenida Roberto Burle Marx, no entorno do Parque, terá o sentido Centro interditado a partir desta sexta-feira (5), no trecho entre o Estádio Ipatingão e o estacionamento da feira, para a instalação do palanque oficial e de demais equipamentos. No dia do evento, a via permanecerá fechada.
Neste sábado (6), será instalado um cordão de isolamento ao longo de todo o trajeto cívico. Banheiros químicos, além de ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros, estarão posicionados estrategicamente para atender o público.
A Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), alerta os condutores de que o tráfego de veículos nas imediações do Parque Ipanema terá alterações no dia do evento.
ESTACIONAMENTO
Para facilitar o acesso, a Prefeitura orienta o uso das áreas de estacionamento na avenida Maanaim (margem do Ribeirão Ipanema) e em trecho da avenida Roberto Burle Marx, entre o Kartódromo e o local do evento. O estacionamento externo do Ipatingão estará liberado para entrada somente até às 7h50. Já o estacionamento do hall do Ipatingão estará fechado.

TIMÓTEO
Em Timóteo, programação começa às 8 horas, com a apresentação das tradicionais bandas Santa Cecília e Jaguaraçu, dando o tom festivo à celebração da Independência do Brasil.
A concentração será próxima ao ginásio Iorque José Martins. O trajeto compreende as duas ruas em volta da Praça 1º de Maio, tendo o palco principal instalado em frente ao escritório central da Aperam.
O desfile cívico em Timóteo contará com a participação de dezenas de instituições que representam o orgulho, a diversidade e o compromisso da cidade com a cidadania, entre elas escolas, entidades sociais, corporações policiais e de bombeiros.
A partir das 13h, a festa continua com apresentações musicais das bandas Carbono 14 e Gertrudes, garantindo animação e entretenimento para toda a família.

CORONEL FABRICIANO
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, realiza neste domingo, 7 de setembro, o tradicional Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. A solenidade terá início às 8h, na Avenida Magalhães Pinto, no Bairro Giovanini, e reunirá autoridades municipais, escolas, instituições públicas, entidades e forças de segurança.
Neste ano, o desfile tem como tema: “Educação Transformadora – Existencial, Inclusiva, Integral, Plena”.
A celebração marca os 203 anos da Independência do Brasil e reforça valores como cidadania, democracia, respeito e amor à pátria. A Prefeitura convida toda a comunidade a participar deste momento de valorização da história, da cultura e do compromisso com o futuro do país.
PARTICIPAÇÃO
O desfile contará com a participação de escolas, trabalhadores na educação, entidades sociais, Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Medicare.
O público estimado no comparecimento ao evento é de 10 mil pessoas.
A concentração será ao lado do Posto Furacão e na Rua Paquetá, com início oficial na altura do Posto Furacão. A solenidade de abertura inclui o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Coronel Fabriciano, conduzido por autoridades locais.
INTERDIÇÕES DE TRÂNSITO
Para garantir a segurança do público e dos participantes, haverá alterações no tráfego da região, na rua Guarujá interditada para montagem da estrutura de palco (interdição segue até o fim do evento) e interdição parcial da Av. Magalhães Pinto.
A Prefeitura orienta os motoristas a evitarem a região durante as interdições e a utilizarem rotas alternativas. Agentes de trânsito estarão presentes para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança viária.
Para a tranquilidade do público, haverá um ponto de apoio médico com ambulância na Rua Copacabana, altura do nº 1475, preparado para atendimentos de urgência, caso necessário. Também serão disponibilizados banheiros químicos em três pontos estratégicos: na rotatória da Escola Polivalente (Rua Araruama, próximo à Hamburgueria Chillis) e atrás do palco das autoridades.