Cultura

Ciclo Cênico Musical tem tradição e cultura no roteiro

IPATINGA – A música instrumental marca presença em dois importantes eventos neste mês de junho, dentro da circulação do Ciclo Cênico Musical – Arte em Movimento. Desta vez as cidades visitadas são Peçanha e Santa Bárbara e o projeto integra a programação das tracionais festas de Santo Antônio. Na bagagem dois importantes grupos musicais do Vale do Aço: Choro do Vale, que se apresenta em Peçanha e Elizeu Gomes e Grupo, em Santa Bárbara. 

CHORINHO EM PEÇANHA

Em Peçanha o palco do Ciclo Cênico será montado na praça Getúlio Vargas, no dia 09 de junho. No comando da noite o grupo Choro do Vale que apresenta o melhor do chorinho, a partir das 20h30, dentro da programação da “Festa da Trezena de Santo Antônio”. O Choro do Vale vem participando das apresentações do Ciclo Cênico desde 2018 e já esteve presente em Ipaba, Belo Oriente e Catas Altas, além de participação com Rubim do Bandolim em Açucena. O grupo tem como premissa a valorização e divulgação do choro brasileiro, aliado ao samba de raiz e o baião. Apresentam no repertório clássicos de grandes mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. É formado pelos instrumentistas Wellington Assunção (bandolim), Fabiano Cruz (violão sete cordas), Marcelo Almeida (pandeiro) e Carlos Vinícius Abreu (cavaquinho).

DESDE 1922

A Trezena de Santo Antônio de Peçanha vem sendo realizada desde 1922 e foi tombada pelo patrimônio cultural imaterial em 2009. Durante treze dias uma programação com missas diárias, celebradas às 19 horas e após barraquinhas, leilões e atrações culturais. No dia 12, véspera da festa, acontece um cortejo até a Igreja, com presença de Marujos, Caboclos, Bonecos gigantes e Banda de Música. E no dia 13, dia do santo, acontece a procissão após a missa das 10 horas e depois é servido o almoço comunitário e distribuído o famoso doce de pote (mamão com rapadura).

MPB EM SANTA BÁRBARA

Elizeu Gomes e Grupo participam da programação da Festa de Santo Antônio, em Santa Bárbara, na terça-feira, dia 11, a partir das 21 horas, na praça Cleves de Farias.Com grande atuação na cena musical do Vale do Aço Elizeu Gomes iniciou sua carreira na Banda de Música Santa Cecília aos 12 anos, onde estudou teoria musical, harmonia e improvisação. Compositor, arranjador e produtor, participou de vários festivais de música. Destaque para as atuações no Ipatinga Live Jazz ao lado de Francis Hime e Wagner Tiso. Já gravou vários discos destacando o CD Timbres e Sons do Aço. Atua como maestro e arranjador do grupo de seresta Canta Minas de Ipatinga e ministra aulas de violão. No Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento Elizeu apresenta-se ao lado de Sóstenes Araújo, Guilherme Lopes, Matt Alves, Filipe Garcia, Leandro Martins e Brenda Alves.

PADROEIRO

Em Santa Bárbara as comemorações da festa do padroeiro, Santo Antônio, é um dos eventos mais tradicionais da cidade. Em 2019 a festa acontece de 7 a 13 de junho, com realização de missas, procissões e as tradicionais barraquinhas, com comidas e bebidas típicas – canjica, quentão, caldos, pinga da roça e cocada. Na programação cultural shows com artistas da terra e apresentações dos alunos das escolas de Santa Bárbara. No último dia da festa, 13 de junho, o momento é de confraternização de todos os santa-barbarenses, inclusive os que moram fora e aproveitam para rever parentes e amigos. Toda programação da festa pode ser conferida no site da Prefeitura de Santa Barbara http://www.santabarbara.mg.gov.br/detalhe-da-agenda/info/festa-de-santo-antonio/352.

Elizeu Gomes e Grupo participam da programação da Festa de Santo Antônio, em Santa Bárbara

O Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento conta com patrocínio da Cenibra, apoio do Instituto Cenibra, Aproc – Associação Pró-Cultura de Ipatinga, Grupo Boca de Cena e das Prefeituras das cidades de Peçanha e Santa Bárbara. A realização é de Marilda Lyra e Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Entrada franca nas apresentações do dia 09 e 11 de junho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com