Cidades

Centro POP registra casos de superação

IPATINGA – Aos 12 anos, Ademilton Gonçalves teve os vínculos familiares rompidos e “ganhou” as ruas. Aos 35 anos, com os documentos pessoais e de trabalho recém tirados, eles se prepara para iniciar uma nova fase em sua vida, enquanto aguarda mais uma entrevista de emprego. Ele já faz plano para investir o futuro salário: mobiliar a quitinete, alugada na semana passada, que divide com a companheira, também “ex-moradora” das ruas de Ipatinga.

Ademilton é uma das 500 pessoas já assistidas pelo Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) de Ipatinga. Implantado em fevereiro deste ano, pela Prefeitura de Ipatinga, o equipamento oferta serviços visando a oportunizar alternativa à vivência nas ruas. “Consegui tirar meus documentos, ser cadastrado no Bolsa Família e marcar entrevistas de emprego, com ajuda do Centro POP. A maioria das pessoas que estão na ruas quer sair, mas precisa de oportunidade. Foi o que encontrei aqui e fez toda a diferença em minha vida”, avalia.

SERVIÇOS

No Centro POP, o cidadão em vivência de rua e também o migrante recebem atendimento gratuito e acompanhamento especializado, individual e em grupo, além de serviço de guarda pertences, oficinas sócio-educativas e fornecimento de passagem rodoviária para a cidade de origem. O local, ainda, pode ser utilizado como endereço de referência para fins de cadastro em programas sociais, de transferência de renda e entrevistas de emprego. A capacidade é para atender até 80 pessoas por dia.

RESULTADOS
Atualmente, 57 pessoas estão assíduas nas atividades e fazem acompanhamento multiprofissional no Centro POP. Com o serviço de orientações, apenas em junho, cinco pessoas foram inscritas no Cadastro Único (CADÚnico) e em programas de qualificação profissional do município e outras duas, encaminhadas para o mercado de trabalho com entrevistas já agendadas.

O secretário municipal de Assistência Social, Vasco Lagares, observa que o novo serviço vem cumprindo com o seu papel. Mas ressalta que o resultado leva tempo para ser observado. “É visível o estado de vulnerabilidade que as pessoas se encontram quando recorrem ao Centro POP, onde o trabalho é iniciado da ‘estaca zero’. Não se trata de ‘arrancar’ as pessoas das ruas, e sim criar oportunidades que levem-nas a deixar essa situação”, analisa.

O secretário também pede a colaboração da comunidade no encaminhamento de demandas para os órgãos competentes. “As situações que levam as pessoas às ruas são diversas. Mas é comum o acionamento do Centro POP para atender casos de ameaça, uso e tráfico de drogas, entre outros. Estes são casos de segurança pública, em que a Polícia deve acionada”, orienta.

REDE DE ATENÇÃO
Além do Centro POP – com foco no atendimento diurno –, a Prefeitura de Ipatinga oferta abrigo noturno e alimentação para 50 pessoas por dia, por meio do convênio mantido com a Associação Projeto Videiras. A rede de atenção à população em situação de rua foi complementada, recentemente, com o “Consultório na Rua”, responsável por ofertar serviços básicos de saúde in loco e encaminhar as pessoas necessitadas para os demais programas e serviços municipais.

Ipatinga é o primeiro município da Região Metropolitana do Vale do Aço a contar com o Centro POP e o Consultório na Rua, promovidos pela Prefeitura em parceria com o governo federal. O Centro POP de Ipatinga está instalado na rua Sabará, nº 280, e funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com